Manaus/AM - O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira (10), a homologação do concurso público da Guarda Municipal.
Com a homologação, os candidatos aprovados no certame poderão ser convocados para integrar a corporação, que terá seu efetivo ampliado e reforçado a partir do dia 1° de fevereiro de 2025. “Feita a homologação, nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, nós teremos, agora, a publicação dos aprovados e, na última semana de janeiro, esses aprovados serão nomeados, receberão o fardamento para entrar em atividade na primeira semana de fevereiro. Portanto, esse é o cronograma do chamamento dos servidores aprovados no concurso da Guarda Municipal”, informou o prefeito.
O secretário da Semad, Célio Guedes, explicou como serão os trâmites a partir do ato assinado pelo prefeito David Almeida. “O documento assinado pelo prefeito será enviado à Casa Civil para publicação no Diário Oficial do Município (DOM). A partir da publicação, chamando os concursados aprovados, vem o período das nomeações, na última semana de janeiro, onde eles também começarão, após a entrega de documentos e nomeação, a entrar em atividade, em fevereiro”, finalizou.
Efetivo
Após a nomeação dos 230 novos guardas municipais, o efetivo armado da Guarda Municipal quintuplicará, passando dos atuais 50 agentes para 280. Até o final de 2025, mais 120 aprovados no concurso, que estão no cadastro reserva, serão convocados, totalizando, de acordo com o prefeito, 350 novos guardas. Com isso, o efetivo novo somado ao atual, que é de 360 - entre agentes armados e não armados -, chegará a 710. A meta do prefeito é que a Guarda Municipal tenha 1.500 agentes até o final do seu segundo mandato.

