Com início da estiagem, Amazonas deve ter seca moderada neste ano
Manaus/AM - O Amazonas deve enfrentar uma seca moderada nos próximos meses segundo o governo. A vazante já começou e deve afetar ao menos 30 municípios e aproximadamente 120 mil pessoas no estado.
Por conta disso, o governo criou um medidas para minimizar os impactos e reforçou a logística para transporte de insumos e o acesso a comunidades isoladas durante o período mais crítico da vazante.
A frota de apoio já disponível conta com 82 viaturas, 12 embarcações e 11 motocicletas, fundamentais para atender as regiões mais remotas e de difícil acesso.
A atuação envolve ações preventivas, monitoramento em tempo real e articulação com o Governo Federal, incluindo apoio humanitário e infraestrutura emergencial, como manutenção de portos, aeroportos e dragagem de rios para assegurar a navegabilidade, especialmente em áreas onde a vazante é mais severa.
Com a estiagem já em curso em várias calhas dos rios, principalmente na região do Madeira, as equipes permanecem em alerta para responder rapidamente a possíveis emergências e minimizar os efeitos da seca sobre a população.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas