Compartilhe este texto

Com baixa vacinação contra Poliomielite, FVS alerta sobre reintrodução da doença no Amazonas

Por Portal Do Holanda

03/08/2022 14h32 — em
Amazonas


Vacinação contra poliomielite  no país - Foto: Agência Brasil

Manaus/AM - Um alerta para os riscos de reintrodução da Poliomielite no Amazonas foi divulgado, nesta quarta-feira (3), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), após a constatação da queda nos índices de vacinação contra a doença desde 2019. Hoje, a cobertura vacinal de 68,37% do público alvo, o que aponta o alto risco para reintrodução dos casos já que o índice recomendado para a prevenção é a vacinação de pelo menos 95% das crianças.

Há mais de três décadas não há registro casos da doença no Estado e de acordo com a FVS, o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura vacinal de pelo menos 95% das crianças até cinco anos de idade.

A principal medida de prevenção da poliomielite, doença infectocontagiosa, causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus, é a vacinação, aplicada em três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, com intervalo mínimo entre as doses de 30 dias.

Há ainda a necessidade de administração de duas doses de reforço, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Os especialistas chamaram a atenção para o fato de que a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, pode infectar crianças e adultos e não existe tratamento específico, por isso todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas