Com 33%, estoque de sangue do Hemoam está abaixo do ideal

Por Portal do Holanda

20/01/2021 18h39 — em Amazonas

Número de doadores caiu durante pandemia - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com estoque de sangue 33% abaixo do ideal, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) convoca doadores com urgência. No momento, os mais necessários são B+, AB+ e O-. 

Estes são considerados raros em comparação ao O+ e A+. Ainda segundo a Fundação, o B+ está com 29 bolsas disponíveis no estoque, a meta mínima seria de 39. 

O tipo O- é o que mais está em situação crítica. Há apenas 9 bolsas disponíveis e a meta seria de 18. Para tentar melhorar a situação dos estoques, o hemocentro está convocando doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para comparecerem com urgência à sede da instituição. As doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. 

Requisitos

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais. O voluntário tem que estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto. Quem contraiu covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, só pode fazer doação 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas