Compartilhe este texto

Cobertura vacinal contra Influenza no Amazonas está abaixo da meta, alerta FVS

Por Portal Do Holanda

10/12/2025 14h01 — em
Amazonas


Foto: Divulgação FVS

Manaus/AM - A cobertura vacinal contra a influenza no Amazonas atingiu 35,4% do público-alvo, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (10) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O índice está muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Por causa da sazonalidade das doenças respiratórias, que tende a aumentar entre novembro e maio durante o chamado inverno amazônico, o estado antecipou o início da campanha e começou a vacinação já em novembro.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que a imunização é a principal forma de evitar complicações e reduzir a circulação do vírus. “Só conseguiremos enfrentar o período de maior incidência das doenças respiratórias com a população protegida. A adesão ainda está baixa, por isso reforçamos o apelo para que os grupos prioritários procurem uma UBS em qualquer município”, afirmou.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o cenário exige resposta rápida da população. “O estado distribuiu as doses com antecedência e organizou a rede para facilitar o acesso. Quando a procura é baixa, o risco aumenta para todos, sobretudo para os mais vulneráveis”, declarou.

Quem deve se vacinar

A vacina contra a Influenza está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os grupos prioritários estão:
– crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– gestantes e puérperas;
– idosos a partir de 60 anos;
– povos indígenas e quilombolas;
– pessoas com deficiência permanente ou comorbidades;
– profissionais da saúde, educação, segurança, salvamento e Forças Armadas;
– caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e dos Correios;
– população em situação de rua;
– pessoas privadas de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.

A FVS-RCP segue monitorando a campanha nos 62 municípios e orienta estratégias para aumentar a cobertura, como mutirões, horários ampliados e ações fora das unidades de saúde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas