Manaus/AM- O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para seus cursos de Qualificação Profissional na modalidade Ensino a Distância (EaD). O período, que se encerraria nesta quarta-feira (22/10), foi estendido gratuitamente até o dia 29 de outubro.
Os interessados podem se inscrever exclusivamente pelo site https://cursos.cetam.am.gov.br. A seleção é feita por ordem de chegada, contemplando tanto vagas regulares quanto lista de espera. É permitido que cada candidato se inscreva em apenas um curso por edital.
Pré-requisitos e Metodologia
Para participar, a idade mínima é de 14 anos, e o candidato deve atender aos pré-requisitos específicos do curso escolhido, detalhados no Anexo II do edital. É indispensável possuir infraestrutura digital (computador, tablet ou celular com acesso à internet) e noções básicas de informática, visto que a formação é totalmente online na plataforma do Cetam EaD.
Candidatos que nunca estudaram no Cetam precisam, primeiramente, criar um perfil no Portal do Candidato (inscricao.cetam.am.gov.br), anexando cópias de CPF, RG e comprovante de escolaridade. A ativação do acesso é confirmada via e-mail.
Os cursos são autoinstrucionais (sem tutoria), e a recomendação é de, no mínimo, duas horas diárias de dedicação. As avaliações ocorrem online e, para obter a certificação digital, disponível na própria plataforma, é necessário um aproveitamento mínimo de 60 pontos.
O edital completo, com todas as regras, cursos e cargas horárias, está acessível no endereço: www.cetam.am.gov.br/tudo-sobre-inscricoes/.
Lista de Espera
Aqueles que ficarem na lista de espera têm a chance de serem convocados em casos de desistência ou não validação de documentos dos pré-inscritos regulares. A escola EaD informará a chamada e o acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea) por meio de e-mail.

