Compartilhe este texto

Cetam abre 67.200 vagas gratuitas em cursos; saiba como se inscrever

Por Portal Do Holanda

16/10/2025 13h30 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está com edital aberto para 67.200 vagas em 42 cursos de qualificação profissional na modalidade Ensino a Distância (EaD). O edital completo com regras, pré-requisitos por curso e cargas horárias, está disponível no endereço: www.cetam.am.gov.br/tudo-sobre-inscricoes/.

As inscrições gratuitas e on-line acontecem nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2025 pelo site cursos.cetam.am.gov.br.

A seleção ocorre por ordem de chegada (vagas regulares e lista de espera). Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso neste edital.

Para aqueles candidatos que nunca realizaram curso pelo Cetam, é necessário criar perfil no Portal do Candidato, preenchendo dados pessoais e anexando CPF, RG e comprovante de escolaridade. A ativação do acesso é enviada por e-mail.

Público-alvo e requisitos

A idade mínima para participar do certame é de 14 anos e ter, no mínimo, o pré-requisito no curso pretendido, conforme estabelecido no Anexo II do edital.

O interessado também deve possuir infraestrutura digital (celular, tablet ou computador com acesso à internet). É importante ter noções básicas de informática e navegação, pois o curso é totalmente on-line na plataforma de estudos do Cetam EaD.

Os cursos são autoinstrucionais (sem tutoria). Recomenda-se dedicar no mínimo duas horas diárias para estudo e atividades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea). As avaliações ocorrem on-line; quem obtiver aproveitamento mínimo de 60 pontos recebe certificação digital diretamente na plataforma.

Lista de espera

Candidatos em vaga de espera podem ser convocados em caso de desistências ou não validação documental dos pré-inscritos regulares. A escola EaD enviará e-mail com orientações e acesso ao Avea quando houver chamada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas