Cerca de 300 balsas de garimpo ilegal atracam no Rio Madeira, no Amazonas

Por Portal do Holanda

24/11/2021 14h02 — em Amazonas

Foto: Silas Laurentino

Cerca de 300 balsas usadas para garimpo ilegal atracaram no Rio Madeira, no município de Autazes, no Amazonas. Há 15 dias, as embarcações começaram a chegar ao local, após rumores de que havia ouro na comunidade de Rosário.

Além de balsas, empurradores e barcos, os garimpeiros também estão equipados com dragas que  cavam o fundo do rio, sugam o material para filtrar o ouro e jorram a água de volta. O que assustou os moradores, já que a extração na região é proibida.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) comunicou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que identificaram as balsas mineradoras, e juntos estão alinhando providências.

As balsas estão ancoradas em área de órgãos federais, cuja competência são da Agência Nacional de Mineração, do Ibama, da Polícia Federal e da Marinha. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) também poderá atuar durante ações devidas e intervenção.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas