Casos de covid caem 21% no Amazonas, mas transmissão ainda é alta

Por Portal do Holanda

27/02/2021 10h42 — em Amazonas

Ocupação de leitos ainda é alta apesar da queda dos casos de covid-  Foto: Portal do Holanda

A Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM) informou que em 14 dias, até o dia 24 de fevereiro, o número de casos de covid-19 caiu 21% no Amazonas. Já a média móvel de óbitos pela doença teve redução de 19% no mesmo período.

O Governo do Amazonas informou neste sábado (27) que a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública de saúde está em 87,7%. Em relação a leitos clínicos, a ocupação está em 68,9%. As taxas ainda são consideradas elevadas.

No começo de junho de 2020, quando o Governo do Amazonas iniciou o plano de reabertura gradual das atividades, após o primeiro pico da pandemia de Covid-19, a taxa de ocupação era da ordem de 50% em UTI e de 30% em leitos clínicos.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus também ainda requer atenção e exige a manutenção das medidas de distanciamento social, uso de máscara e cuidados com a higiene. Embora apresente queda, a taxa de transmissão está em 0,92, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite a doença para outras 92 pessoas.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas