Compartilhe este texto

Bombeiros criam norma de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos; confira

Por Portal Do Holanda

18/07/2025 18h57 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Corpo de Bombeiros publicou uma norma técnica com requisitos de segurança contra incêndios para estações de carregamento de veículos elétricos. A normativa aplica-se tanto para estações coletivas quanto individuais e estipula o prazo de um ano para que as edificações se adequem aos requisitos técnicos exigidos.

Segundo os Bombeiros, a normativa entrou em vigor no dia 14 de julho, data da publicação da Nº 05 no Diário Oficial do Estado (DOE), e pode ser consultada no site: sisgat.cbm.am.gov.br .

Conheça as regras;

- as estações de carregamento e as vagas destinadas a veículos elétricos devem manter uma distância mínima de cinco metros de outras vagas, de áreas com carga de incêndio (como depósitos) ou de zonas de risco (como tanques de combustível);

- Critérios para estações de carregamento em estabelecimentos internos (subsolo, térreo coberto ou andares superiores), externos (áreas descobertas), de uso residencial multifamiliar, comercial ou misto;

- saídas de emergência contra incêndio, saídas de emergência, iluminação e sinalização de emergência;

- instalação de, no mínimo, dois extintores a uma distância máxima de 15 metros das vagas de carregamento, independentemente da edificação. Os extintores devem possuir capacidade extintora mínima de 4-A:80-BC, além do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) da edificação.

A Diretoria de Atividades Técnicas do CBMAM está localizada na avenida Marques da Silveira, nº 110, bairro Petrópolis. O horário de funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Normativa no link: sisgat.cbm.am.gov.br


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas