Bolsa Universidade faz 5 anos e beneficia mais de 60 mil estudantes

Por

10/07/2014 14h10 — em Amazonas

O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, completa cinco anos de atuação, neste mês, contabilizando mais de 60 mil estudantes beneficiados. Criado pela lei municipal nº 1.357, o programa oferece bolsas integrais e parciais (de 75% ou 50%) em 14 instituições de ensino superior, parceiras do projeto.

O programa é executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Em comemoração ao aniversário do programa, a Espi promoverá um evento no próximo dia 15, às 10h, no auditório Paulo César Quitanilha Filho, na sede da instituição, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. A programação inclui entrega de certificados de reconhecimento às instituições parceiras.

Somente neste ano, o programa Bolsa Universidade já contemplou número superior a 6,6 mil estudantes. Atualmente, são instituições parceiras do projeto: Faculdade Boas Novas, Ciesa, Nilton Lins, Literatus, Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Maurício de Nassau.

A garantia de acesso à faculdade pelas pessoas de baixa renda é o principal objetivo do Programa que, como contrapartida, prevê a participação dos estudantes beneficiados em atividades e projetos desenvolvidos pelos órgãos do município, proporcionando experiências práticas e acadêmicas.

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, diz que o sucesso do PBU é reconhecido pelo número de bolsistas que beneficia, desde a sua criação. Em cinco anos, foram mais de 320 mil inscritos com 61.583 contemplados. Do público que se inscreve, cerca de 65% são mulheres e 35% são homens.

Foto: Hariele Quara/Espi