Atendimento social é nova realidade no Jorge Teixeira
A erradicação do trabalho infantil e a proteção social especial para pessoas com deficiência são alguns dos serviços que irão beneficiar os moradores do Jorge Teixeira – 3ª Etapa, na Zona Leste de Manaus, com a construção do complexo social no bairro. A obras, previstas para finalizar em outubro, são da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus.
O complexo, que contará com um Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social e uma creche, trará pela primeira vez aos moradores do bairro, serviços sociais essenciais.
Administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Manaus, o Creas oferecerá orientação e apoio especializado e continuado de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, com a proteção e atendimento especializado a famílias, serviço especializado em abordagem social, programa de erradicação do trabalho infantil e proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.
“Antes, os moradores desta etapa do Jorge Teixeira deviam se deslocar para outros bairros para ter este tipo de atendimento social. Com a conclusão do complexo, eles terão acesso ao serviço de forma mais presente e prática. Alguns até mesmo pela primeira vez”, disse o coordenador Geral do PROURBIS, Claudemir Andrade.
Construído na avenida Itaúba, uma das principais vias do bairro, o complexo contará, ainda, com um Cras, que prestará serviços continuados de proteção básica de assistência social para famílias. Entre eles, acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência e apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio-assistenciais da proteção social básica. É a porta de entrada de todas as situações adversas enfrentadas pelos moradores.
Para quem vive no bairro, a chegada do complexo é o maior avanço da região. “Antes do PROURBIS, o Jorge Teixeira era muito abandonado pela administração pública. Para termos atendimento social precisávamos ir para outros bairros e sem garantia de atendimento. Agora essa realidade vai mudar”, disse a autônoma Antônia Monteiro, 52 anos, beneficiária do programa.
Em fase final de obras, o complexo terá a creche para 150 crianças. O espaço oferecerá atendimento integral a crianças de um a três anos de idade, possuindo berçários, fraldários, lactários, área de recreação, pátio coberto, playground com caixas de areia, própria para o desenvolvimento motor, cozinhas, rouparia, vestiário e área de serviço.
ASSUNTOS: Amazonas