Compartilhe este texto

Após caso Dom e Bruno, Senado aprova pedido para afastar chefe da Funai

Por Portal Do Holanda

16/08/2022 14h23 — em
Amazonas


Foto: Mário Vilela/ Funai

A comissão externa do Senado, criada para acompanhar as investigações sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, decidiu, nesta terça-feira (16), aprovar relatório que aponta necessidade de afastamento do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier da Silva. Essa comissão foi criada no Senado ainda em junho, com prazo de 60 dias para apresentar relatório final. 

Bruno e Dom foram encontrados após desaparecerem durante expedição na terra indígena Vale do Javari (AM).

O pedido de afastamento foi justificado por conta do ˜cabal desrespeito aos direitos dos povos indígenas˜. 

De acordo com o autor do relatório, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a comissão recebeu muitas reclamações contra a atual gestão da Funai, com fortes acusações de que se tornou uma ˜organização anti-indígena˜ e que está ˜patrocinando interesses de invasores em vez de defender os povos originários˜.

No relatório, também foi aprovado pedido de porte de arma de fogo aos agentes da Funai durante fiscalizações. O parecer final da comissão será enviado à Presidência do Senado, para a Comissão de Direitos Humanos, Ministério Público e Tribunal de Contas da União.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas