Anuário de Segurança aponta redução de homicídio e latrocínio no Amazonas

Por Portal do Holanda

11/11/2014 16h40 — em Amazonas

A 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgada nesta terça-feira aponta a redução de crimes contra a vida, homicídio e latrocínio no Amazonas no ano de 2013, comparado ao mesmo período de 2012. Em casos de homicídio, que caíram 21,4%, segundo o documento, foi a maior redução registrada entre os Estados do País.

De acordo com a Tabela 2 - Homicídios dolosos, por número de vítimas e ocorrências Brasil e Unidades da Federação – 2012-2013, no Amazonas foram registradas em 2012, 1.086 casos de homicídios contra 909 em 2013, reduzindo também a taxa por 100 mil habitantes, que passou de 30,2 para 23,8.

De acordo com o anuário, no geral, em todo País, houve redução de 2,6% no total no número de vítimas de homicídio. Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, a redução é resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos, desde a implantação do Programa Ronda no Bairro.

Além do Amazonas, 14 Estados do País também conseguiram reduzir os crimes de homicídio. O anuário aponta, ainda, a redução dos crimes de latrocínio, roubo seguido de morte: foram 40 registrados em 2012 e 36 em 2013, uma queda de 15,5%, segundo mostra tabela da página 18 do documento.
 
“Reduzir os crimes de modo geral, principalmente os homicídios, é um desafio para todos os Estados do País. Aqui no Amazonas, além do grande investimento feito no Ronda no Bairro na capital e interior, com a implantação de uma nova filosofia de policiamento e instalação de conselhos comunitários, tivermos a contratação por concurso público de novos policiais civis e militares e o reforço na estrutura de atendimento”, disse Vital.  
 
O anuário também traz um levantamento sobre os "Crimes Violentos Letais Intencionais", que se refere a vítimas de Homicídio Doloso e ocorrências de Latrocínio e Lesão Corporal seguida de morte, nos quais o Amazonas apresentou a segunda maior redução do País em 2013, com 20,3% de queda em relação a 2012.

Solução de crimes - Em relação à investigação de crimes, o delegado geral em exercício da Polícia Civil do Amazonas, Mário Aufiero, destaca que a instituição aumentou o número de crimes desvendados em 15%, entre 2013 e 2014. “Nós intensificamos os trabalhos para dar maior celeridade no número de casos desvendados. O Amazonas foi o primeiro Estado brasileiro a aumentar o número de crimes de homicídios elucidados. Esse cenário foi reconhecido, inclusive, pelo Conselho Nacional de Justiça”, argumentou Aufiero.

Ele destacou também que atualmente a Polícia Civil do Amazonas está dentro da meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública de redução e resolutividade dos crimes de homicídios no Brasil. “Nós ainda tivemos um aumento, em torno de 40%, também entre 2013 e 2014, do número de prisões de homicidas em Manaus. Vale destacar que o saldo positivo vem ainda do combate ao tráfico de drogas, pois a maioria das mortes está ligada direta ou indiretamente ao tráfico”, pontuou.