Aneel aprova estratégia para viabilizar venda da Amazonas Energia

Manaus/AM - Em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizada nesta sexta-feira (7), foi aprovada a autorização para que o diretor-geral Sandoval Feitosa busque alternativas para destravar a transferência da Amazonas Energia.
A distribuidora enfrenta uma grave crise financeira e um impasse judicial que impede sua concessão para um novo controlador. A decisão teve três votos favoráveis e um contra, sendo que o diretor Ricardo Tili discordou dos moldes da reunião e da possível negociação sem uma análise aprofundada dos impactos regulatórios.
Uma das opções cogitadas pela Aneel é acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) ou a câmara de negociação do Tribunal de Contas da União (TCU) para encontrar uma solução viável.
A falta de definição sobre a transferência da distribuidora tem causado impactos financeiros significativos, com a Aneel sendo obrigada a repassar valores milionários para garantir a continuidade dos serviços sob a gestão da atual controladora, a Oliveira Energia. O processo tem sido marcado por questionamentos judiciais e dúvidas sobre a viabilidade da transferência para a J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
A J&F, por meio da sua empresa Âmbar Energia, expressou interesse em assumir a concessão, mas enfrenta resistências e ações judiciais que questionam a transparência do processo.
Em nota, a empresa afirmou estar disposta a encontrar uma solução, desde que sejam garantidas condições adequadas para a prestação do serviço e a recuperação econômica da Amazonas Energia.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas