Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids
Manaus/AM - O Amazonas registrou uma redução de 20,7% na mortalidade por Aids entre 2013 e 2023, resultado de avanços na política estadual de prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs e HIV. A descentralização dos serviços ampliou o acesso à testagem, PreP e PEP em diversos municípios, enquanto a Fundação de Medicina Tropical reforçou seu quadro com 76 novos profissionais.
As ações de prevenção cresceram em 2025, com 65 atividades itinerantes, distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes, além de milhares de testes rápidos. O estado também implementou novos protocolos técnicos, padronizou laudos, autorizou enfermeiros a prescrever TARV e ampliou orientações de vacinação e prevenção.
A rede de diagnóstico rápido segue em expansão e deve alcançar 12 municípios. A oferta de PreP passou a estar presente em oito cidades e a de PEP em 36. Profissionais foram capacitados em treinamentos, webinars e ações do projeto “Aids Avança”. Em dezembro, o estado intensifica as ações da campanha Dezembro Vermelho.
ASSUNTOS: Amazonas