Amazonas Energia alerta para riscos de acidentes na rede de energia elétrica

Por Portal do Holanda

12/11/2014 15h41 — em Amazonas

Muitos acidentes elétricos acontecem em função da falta de informação e de cuidados com relação à rede elétrica. Por isso, a Eletrobras Amazonas Energia orienta os consumidores para que tenham alguns cuidados que possam fazer a diferença e salvar vidas.
 
Segundo dados da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, em todo o Brasil, no ano de 2013, foram registrados 841 acidentes, dos quais, 317 fatais, 182 classificados como graves e 342 de lesão leve. Os casos de morte apresentaram elevação de 6,8% em relação ao ano de 2012, quando foram apurados 297 casos.
 
Segundo o estudo, o principal motivo de acidentes envolvendo contato com fios da rede elétrica que resultaram em óbitos é a construção/manutenção predial, com 31,8% de óbitos. Em segundo lugar, a ligação elétrica clandestina ficou responsável por 12,9% das ocorrências fatais.
 
Considerando os últimos sete anos, de 2007 a 2013, houve um total de 310 acidentes fatais envolvendo ligações clandestinas de energia, com maior incidência na região Norte, onde foram registradas 32% dos casos; seguido pelo Nordeste, com 25% dos registros; Sudeste com 19%; Centro-Oeste com 12% e Sul, com 11% dos registros.
 
No Amazonas, em 2012, a Eletrobras Amazonas Energia registrou o total de dez acidentes com sete óbitos. Já em 2013, foram onze acidentes com oito óbitos. Algumas das causas registradas foram: instalação de antena, poda de árvore, toque na rede elétrica, ligações clandestinas, entre outras. Até outubro de 2014, dez acidentes foram registrados, oito deles com óbitos e dois classificados como grave.
 
A Distribuidora destaca alguns cuidados para evitar possíveis acidentes com energia elétrica: não construir obras próximas à rede elétrica; não fazer instalações elétricas irregulares; instalar antenas de TV longe da rede elétrica; não emendar fios; nunca subir em postes para tocar na rede de energia elétrica; não soltar pipas próximas aos cabos elétricos; evitar brincadeiras em lajes e terraços; avaliar o uso de benjamins; manter crianças longe das tomadas; ter cuidado com sobrecargas do circuito elétrico; entre outras.
 
Contato com a rede de energia elétrica
 
Subir em postes é arriscado. Somente os empregados da Eletrobras Amazonas Energia e suas contratadas podem fazer serviços na rede elétrica. Eles são preparados para isso com técnicas e equipamentos apropriados que evitam acidentes. Utilizar varas de bambu ou madeira para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos é perigoso e pode causar acidentes graves.
 
Cerol
 
O que muita gente não sabe é que um brinquedo, aparentemente inocente, pode causar um grande estrago e até um acidente fatal. O famoso ‘papagaio’ de papel é um dos principais responsáveis por desgastes e acidentes na rede elétrica. Isso porque o brinquedo é usado junto com o cerol – uma espécie de mistura cortante feita com cola de sapateiro, vidro e restos de materiais condutores. É um dos principais causadores de desligamentos, pois, geralmente, rompem os cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos circuitos e oscilações são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos. No Amazonas, esse tipo de prática é bem comum na capital e no interior, principalmente, durante o verão.
 
Segurança
 
Alguns dos cuidados que as pessoas devem ter com relação à rede de energia elétrica, são:
 
1 - Soltar pipas/papagaios somente em locais abertos e bem longe da rede elétrica, como parques, praias e campo de futebol. Se a pipa enroscar nos fios elétricos, não tente tirá-la de jeito nenhum. Evite também usar o cerol;
 
2 – Os cabos da rede elétrica podem partir-se por diversas causas (vandalismo, pipas, colisões de veículos em postes, dentre outras). Mesmo partidos, os cabos podem estar energizados e provocar acidentes graves. Por isso, nunca toque em um cabo partido;
 
3 – Não socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido, pois o mesmo pode estar energizado. Avise imediatamente a Eletrobras Amazonas Energia através do call center 0800-701-3001 e não deixe ninguém se aproximar do local;
 
4 – Em caso de colisão de veículo em um poste de rede elétrica, não se aproxime do local, pois os cabos elétricos poderão estar caídos no solo, sobre cercas, residências ou ainda sobre veículos. Neste caso, não saia do carro até que chegue o corpo de bombeiros. Se houver incêndio, salte do carro com os dois pés juntos, o mais longe possível, não tocando nas partes da lataria do veículo;
 
5 – Se um cabo partido cair sobre uma cerca metálica não toque na cerca e não tente retirar o cabo. Se alguém estiver grudado na cerca, não tente prestar socorro. Entre em contato imediatamente a Eletrobras Amazonas Energia;
 
6 – Roubar/furtar/desviar energia elétrica, além de ser muito perigoso, é crime. Provoca acidentes graves e até fatais. Respeite a lei, evite acidentes e contribua para uma sociedade mais ética. O roubo de energia elétrica também causa danos aos consumidores que pagam suas contas em dia, pois compromete a qualidade do fornecimento de energia.