Amazonas acumula 1.250 casos de dengue em 2025

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) divulgou, nesta quinta-feira (13), o Informe Epidemiológico das Arboviroses no estado, revelando um total de 1.250 casos confirmados de dengue entre 1º de janeiro e 13 de março de 2025. O levantamento, disponível no site da FVS, aponta ainda para a notificação de 4.446 casos suspeitos de arboviroses no período, incluindo chikungunya, febre de Mayaro e zika.
O informe destaca que não foram registrados óbitos por arboviroses no Amazonas em 2025. Os municípios com maior número de casos notificados de arboviroses são Manaus, Envira, Ipixuna, Guajará, Jutaí, Benjamin Constant, Tabatinga, Tefé, Manacapuru, Tonantins e Eirunepé.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que, em casos leves de dengue, a população deve procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sinais de alerta como alteração da pressão arterial, dor abdominal e hemorragias exigem atendimento em unidades de emergência. A SES-AM garante que suas equipes estão capacitadas para prestar assistência completa.
A prevenção das arboviroses, incluindo a dengue, baseia-se no combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Para a febre Oropouche, recomenda-se evitar áreas de mata e rios, além da limpeza de quintais e uso de repelentes. No Amazonas, 12 cidades oferecem vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

ASSUNTOS: Amazonas