Manaus/AM - O Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, iniciativa voltada ao acolhimento e ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outros transtornos, será inaugurado no dia 2 de dezembro pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), durante vistoria às obras do espaço, que funcionará dentro do Legislativo estadual.
Durante a visita, Roberto Cidade destacou que o centro representa a realização de um sonho e afirmou que os ajustes finais estão sendo concluídos para a entrega do serviço. Segundo o presidente, a unidade terá capacidade para atender cerca de 250 crianças por dia, com uma equipe multidisciplinar habilitada. “O Centro está equipado e com profissionais capacitados para atender as necessidades das nossas crianças”, afirmou.
Famílias de servidores da Casa já celebram a chegada do novo espaço. A jornalista Mariana Braga, mãe do jovem Ayton Braga Mello, de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), relatou que as terapias do filho eram prejudicadas por conflitos de horário. Para ela, o centro representa uma oportunidade de continuidade e evolução no tratamento. “Esse Centro será de extrema importância para o desenvolvimento do meu filho. Estamos muito otimistas”, disse.
Outro beneficiado será Benício Lima, de 10 anos, filho do cinegrafista Márcio Rogério, da TV Aleam. O pai destacou que a chegada do Centro de Inclusão Sensorial gera esperança para famílias que enfrentam dificuldades para garantir terapias de forma regular. “Só de imaginar que agora vou poder agendar a terapia dele e contar com bons profissionais, a gente se enche de esperança. Trazer esse Centro para cá vai mudar a realidade de muitas famílias”, afirmou.
O atendimento terá caráter multidisciplinar e será voltado inicialmente para crianças de 1 a 14 anos, faixa etária considerada mais responsiva ao processo de inclusão. Segundo o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, o centro oferecerá atendimentos médicos, nutricionais, terapias ocupacionais, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e outras especialidades dedicadas ao desenvolvimento sensorial e motor. Ele ressaltou que outras faixas etárias também poderão ser incluídas conforme avaliação técnica e evolução das pesquisas científicas.



