Ação retira mais de 356 toneladas de lixo dos rios e igarapés de Manaus em 30 dias
Manaus/AM - Uma operação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) ao longo de 30 dias removeu 356.150 quilos de resíduos, ou seja, 356 toneladas de lixo acumulados na orla do rio Negro, em comunidades ribeirinhas e indígenas da zona rural e em igarapés da capital. Toda essa quantidade foi removida em sete ações de transbordo, sendo a última realizada nesse domingo (14).
Com esta operação, o volume total de resíduos retirados diretamente dos cursos d’água ao longo deste ano já chega a 2.426,150 toneladas — incluindo o mês de julho, quando foram recolhidas 391,790 toneladas. Em paralelo, as ecobarreiras instaladas em pontos estratégicos da cidade já impediram que cerca de 2,5 mil toneladas de lixo chegassem ao leito do rio Negro, comprovando o impacto direto e preventivo dessa tecnologia ambiental no combate à poluição hídrica.
O transbordo é a etapa final de um trabalho diário, onde os resíduos são recolhidos ao longo de todo o mês pelas equipes fluviais da Semulsp, concentrados em balsas e são encaminhados, no encerramento do ciclo, ao aterro sanitário para receber destinação ambientalmente correta.
ASSUNTOS: Amazonas