Compartilhe este texto

59 municípios estão sujeitos a risco de inundação no Amazonas

Por Portal Do Holanda

23/05/2024 15h58 — em
Amazonas


Foto: Ruan Souza/Semcom

Manaus/AM – Um estudo da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, constatou que dos 62 municípios do estado do Amazonas, 59 estão na linha de risco de inundações em período de cheia na região. 

Os principais riscos detectados são enxurradas, deslizamentos e inundações que podem afetar mais de 40 cidades. O mapeamento dos riscos naturais nas cidades foi solicitado pelo governo para definir as obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  

Não entraram no levantamento as cidades de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Sebastião do Uatumã. No documento, também não há informações de população em risco em Autazes, Jutaí, Maués, Novo Airão e Uarini.

Já os demais municípios, incluindo a capital amazonense, aparecem na lista com tais riscos, pois possuem locais inadequados para habitação, onde podem ocorrer deslizamentos de terra e outras ameaças. 

Desastres de inundações no Brasil foram determinantes para a revisão das políticas públicas e a adoção de ações focadas na gestão de risco, prevenção e mitigação de desastres naturais, que até então não ocorriam de forma integrada.

Na nota técnica atualizada, em 2023, o número de cidades avaliadas saltou para 1.942.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas