Compartilhe este texto

Poderoso documentário sobre assédio será exibido pela 1ª vez em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/06/2018 14h23 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Chega de Fiu Fiu é o novo documentário que aborda a questão do assédio e os direitos das mulheres aos espaços públicos nas cidades brasileiras. Produzido em parceria pela Brodagem Filmes & organização Think Olga, sob direção de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o longa foi lançado no último dia 15 de maio em São Paulo.

Em Manaus, o Grupo de Apoio de Mulheres Jovens (Gamj) em parceria com o Coletivo Difusão, Baque Mulher Manaus e OcupaMinart, conseguiu autorização para uma exibição que irá compor a 1ª edição do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas, proposta feita para fomentar as discussões sobre políticas públicas para mulheres da cidade e que terá outras edições durante os próximos meses. O evento acontece no dia 23 de junho, no Auditório Pedro Henrique Cordeiro Júnior, situado na Pinacoteca do Estado na Praça Heliodoro Balbi - Centro, a partir das 13 horas.

O objetivo, segundo o Gamj, é trazer à tona inquietações sobre o machismo, racismo e transfobia que permeiam a vida de mulheres no Brasil, pois segundo dados da ActionAid de 2016, 86% das brasileiras já sofreram violência sexual ou assédio em espaços públicos. Delas, 77% ouviram assobios, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% tiveram homens que se exibiram para elas e 8% foram estupradas.

Na programação do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas também haverá uma roda de conversa com as convidadas Simone Leal e Karine Okawa, Arquitetas e Urbanistas. Trazendo à realidade de quais maneiras a participação feminina efetiva pode ocorrer no que diz respeito ao acompanhamento de políticas públicas. O evento será gratuito e contará com a presença do Maracatu Baque Mulher Manaus e Mulheres in Rima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural