Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Ator cearense Lucas Sancho apresenta ‘Dias de setembro’ em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Tendo como provocação a obra ‘Amor Líquido - Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos’, de Zygmunt Bauman, a peça ‘Dias de Setembro’, solo do ator cearense Lucas Sancho, é um retrato dos relacionamentos contemporâneos e reflete, junto ao público, sobre a derrota do amor idealizado. O espetáculo se apresenta em Manaus no dia 30 de agosto, às 19h, no Casarão de Ideias, com entrada gratuita.

Na trama, em uma noite de setembro, Henrique volta ao apartamento onde morou com Eduardo e tenta escrever uma carta para seu o ex-companheiro. Separados há um ano, Henrique procura entender as razões do término da relação, refletindo sobre o amor atual. Divide seu relacionamento em início, paixão, crise e fim, e busca resposta nas experiências de vida da plateia, numa interação direta.

“Apropriando-se do clichê das relações humanas, a peça surge para falar do relacionamento amoroso atual, buscando a sua desconstrução e quebra de preconceitos sociais ao escolher uma relação homoafetiva para tratar do tema”, explica Sancho.

“O sociólogo Zygmunt Bauman explica as relações amorosas fazendo um paralelo de que, anteriormente, o indivíduo era produtor e, como produtor, se esforçava para manter uma relação ou uma coisa pelo tempo que conseguisse. Porém, o indivíduo pós‐moderno é, em princípio, um consumidor e age como tal e as relações atuais seguem a mesma lógica das relações de consumo”, completa.

Intercâmbio

Lucas Sancho desembarca em Manaus a convite do Grupo Jurubebas de Teatro, que também se apresentará no Casarão de Ideias, com o espetáculo juvenil ‘Quarto Azul’, no dia 29 de agosto, às 19h, tendo Felipe Maya jatobá e Caio Muniz no elenco.

Os espetáculos possuem diversas semelhanças em seus contextos, como a relação com o público, o debate sobre o amor moderno e o percurso dos sentimentos humanos em meio a tantas questões discutíveis.

O encontro dos trabalhos se deu pela primeira vez em maio deste ano, em Brasília (DF), durante o Festival Nacional de Teatro de Bolso, quando Lucas Sancho e Felipe Maya Jatobá, foram indicados ao prêmio de Melhor Ator.

“Depois de dez anos na estrada com esse espetáculo, conseguir ir à Manaus pela primeira vez, com um trabalho que combate o preconceito e enaltece o afeto, é transgressor. Estamos num ano atípico que nos pede resistência e luta. Iniciativas como essa do Grupo Jurubebas, de promover o intercâmbio entre artistas e fomentar a produção cultural Nacional, é louvável, urgente e mais que necessária”, finaliza Sancho.

Sobre o artista

Lucas Sancho é ator, diretor e dramaturgo, natural de Fortaleza (CE). Desde 2008 o artista vive em São Paulo, mas ainda em 2001, em sua cidade natal, fundou o Grupo Cabauêba de Teatro, importante grupo da cena independente no teatro brasileiro no início dos anos 2000. É ainda criador da Magnólia Cultural, produtora de espetáculos e projetos independentes na capital paulista.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Decapitações: exibição de poder das organizações criminosas em Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.