Compartilhe este texto

Super Love Festival traz representatividade no Dia dos Namorados em Manaus

Por Portal do Holanda

03/06/2022 14h13 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - No Dia dos Namorados, toda forma de amor será celebrada. É isso que “Super Love Festival” simboliza como o primeiro festival LGBTQIA+ da Região Norte, que será realizado no próximo dia 12 de junho, no Studio 5 Shopping e Convenções, zona Sul de Manaus.

A iniciativa de produzir o primeiro festival de música LGBTQIA+ partiu da produtora e coordenadora Lorèn Luniére. A programação foi concebida para ter o máximo de artistas LGBTQIAPN+ e que também apoiam a causa.

“Sou LGBT e produtora de eventos há 20 anos. E sempre vi pouquíssimos artistas LGBT em palcos de shows grandes na cidade. Nos últimos 4 anos - e isso ficou muito evidente durante o período de isolamento - artistas manauaras LGBTs que cantam músicas autorais em diferentes estilos, arrebataram seguidores nas redes e plataformas de streamings; materiais de audiovisual de excelente qualidade foram entregues ao público por estes artistas. É lindo ver o trabalho que a Karen Francis, Rafa Militão, Bruno Rodrigues e o Sants estão entregando para o público além de  artistas mais experientes como a Márcia Novo, Bel Martine e Antônio Bahia, também trouxeram trabalhos autorais surpreendentes”, relata.

A produtora conta que mesmo com estes artistas mais experientes lotando casas noturnas, era difícil vê-los em grandes festivais ou shows. Então, ela pensou nos artistas e em algo que representasse a comunidade nos espaços culturais.

“O mês de junho em Manaus e em todo o Estado, é protagonizado pelo Festival de Parintins, o que é natural. Trata-se do maior evento da nossa cultura na agenda. Por isso a celebração Pride fica de lado, ofuscada. Então a minha ideia é realizar o Super Love todos os anos no dia (ou próximo) do dia dos namorados. Justamente para celebrar o amor seja entre namorados, namoradas ou ‘namorades’. Não importa. Queremos mesmo é marcar a data com amor, respeito, liberdade e muita alegria! A propósito, o spot da campanha da rádio foi gravado por mim e minha namorada com uma linguagem divertida, como um bate-bola, papo no bar. E temos recebido muitas mensagens positivas das pessoas... Um casal de namoradas divulgando um show pride na rádio”, conta.  

Orgulho e Visibilidade

O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado em junho. A data foi criada para conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, etc.

Um dos cantores a se apresentar no Super Love Festival é Bruno Rodriguez, que  participou da 10ª temporada do programa The Voice na Rede Globo em 2021, recebendo carinho de todas as regiões do país. Muito disso, por causa de sua personalidade marcante.

“Eu acredito que pude mostrar uma outra vertente que também existe aqui no Norte. Nossa região é vasta e plural. Recebi elogios pelas minhas unhas chamativas, pelos meus figurinos que traziam personalidade nas cores e peças, então se pude levar um pouco que seja de personalidade, arte ou ternura, já avalio que valeu muito a pena”, avalia.

Segundo Rodriguez, muitos artistas independentes estão trabalhando para entregar cada vez mais qualidade nos trabalhos realizados, nas produções culturais e nas próprias músicas. “O público se renova com os anos e muita gente está entendendo que temos artistas tão bons quanto de qualquer outro lugar aqui mesmo. Estamos conquistando aos pouquinhos. Mas, estamos”, frisa.  

O ex-The Voice ressalta que a comunidade LGBTQIAPN+ precisa cada vez mais de visibilidade e que é muito significativo que o Super Love Festival aconteça no dia dos namorados, reafirmando que toda forma de amor é válida.

“É algo que me deixa extremamente feliz. Me juntar a outros artistas LGBTQIAP+ pra cantar sobre o amor e dividir essas experiências no palco em que a Duda Beat vai cantar me deixou muito empolgado”,comemorou.  “Espero que as pessoas compreendam que o amor é um assunto lindo e faz parte de todos nós. Que as pessoas não pensem apenas em si quando forem votar. Que lembrem que, ao lados delas, existem pessoas LGBTQIAP+ que sofrem quando é eleito um candidato que dá voz a discursos LGBTfóbicos. O que eu desejo é consciência e empatia”, afirma.

O cantor Bernard Barbosa, que também compõe o line-up, frisa que apresentar-se no Super Love Festival é uma experiência nova e que seu repertório terá uma participação animada com muita brasilidade.

“Sinto-me muito honrado em ter sido convidado para fazer parte disso. Como um artista trans, cantar em um evento desse porte está sendo,de certa forma, uma grande estreia pra mim. Acredito que como representatividade, possa inspirar outros a também se expressarem como artistas”, pensa.

Quantos às barreiras e os desafios a serem quebrados pela comunidade, Bernard acredita que um dos pontos mais cruciais é o medo causado pela transfobia. “É real e presente no dia a dia. Precisamos ocupar mais espaços como artistas e mostrar que temos muito a contribuir para a sociedade”, pondera.

O festival terá apresentação dos artistas Antônio Bahia, Rafa Militão, Sants, Karen Francis, Bruno Rodriguez, Bel Martine, Bernard, Pimenta com Sal, Ana Suav, LLLuaninha, Vena Volu, Victor D’Lírio, Lua Negra, Thaís Kokama, Aurora Boreal, Márcia Novo, Gandhi Cats, e atração nacional Duda Beat on Tour.

Ingressos

Quem for ao festival pode adquirir a meia-entrada solidária, que consiste na doação de 1kg de alimento não perecível e mais o valor do ingresso. As doações serão destinadas para  Casa Miga LGBT, primeira casa de acolhimento para LGBTs em Manaus em situação de vulnerabilidade social.

O terceiro lote para arquibancada, front stage e camarote, está à venda nos pontos físicos das Lojas Diniz dos shoppings Manauara, Sumaúma e Grande Circular, e também on-line pelo site shopingressos.com. Os valores variam de R$ 55 a R$ 250, valor de meia-entrada e mais a taxa do site.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural