Professor da UEA lança livro sobre gestão de conhecimento e storytelling

Por Portal do Holanda

11/10/2021 9h19 — em Agenda Cultural

Foto: Reprodução

Manaus/AM - Na próxima quinta-feira (14), acontece o lançamento do livro “Gestão do Conhecimento e Storytelling - Práticas para a Inovação", do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) José Renato Santiago, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus. O evento é gratuito e acontece das 19h às 21h.

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e consultor nas áreas de Inovação, Gestão do Conhecimento, Pessoas e Projetos, Santiago também é coordenador do Pilar de Excelência, um dos braços que compõem o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, Academia STEM, idealizado por professores da UEA e incentivado pela Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA, de acordo com a lei N. 8.387/91.

“O objetivo do livro é compartilhar conceitos e iniciativas práticas relacionadas com a  Gestão do Conhecimento, de forma a sinalizar que a inovação pode fazer parte do nosso dia a dia, a todo momento, de maneira simples e efetiva”, afirmou Santiago. 

De acordo com o diretor da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), Elias Araújo, o livro busca destacar a importância da Gestão do Conhecimento como uma fonte transformadora de riqueza, uma tratativa estratégica para qualquer negócio.

A obra apresenta como ponto de destaque a técnica do storytelling, termo em inglês referente à prática de contar histórias. Logo, uma das estratégias do livro é capturar a atenção do leitor, por meio do compartilhamento de experiências reais, e ainda ensinar conceitos importantes já implementados em empresas de classe mundial, como também métodos para a aplicação natural da inovação. 

De acordo com o autor, uma vez que o conhecimento não é divisível, por possuir apenas potencial multiplicador ao ser compartilhado entre as pessoas, agrega um grande diferencial competitivo para aqueles que o buscam. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural