Compartilhe este texto

Parintins recebe exposição que retrata cenas da Ilha Tupinambarana

Por Portal do Holanda

21/04/2022 15h03 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

O desenhista Júnior Fuziel vai estrear na próxima quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, a exposição ‘Parintins em Aquarela’, que traz desenhos retratando a Ilha Tupinambarana baseada em obras literárias escritores e poetas amazonenses. A exposição ficará no Mercado Municipal Leopoldo Neves.

De acordo com o artista, serão oito obras produzidas em uma folha de compensado no tamanho de 1,10 por 2,20 metros, utilizando a técnica em aquarela com tons monocromáticos.

O projeto ‘Parintins em Aquarela’ foi contemplado no Edital Prêmio Amazonas Criativo, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).

A abertura do evento terá presença dos músicos Derick Tavares e Yan Batista, além de artistas como Irian Butel, Glaedson Azevedo e Denner Silva, que trabalharam com Júnior Fuziel na direção executiva e artística do projeto.

Entre as obras destaca-se ‘Em Cordel’, que expressa o folclore local por meio da estética em cordel, em uma alusão as inúmeras narrativas sobre o início do Festival Folclórico de Parintins com influências da região nordestina. A inspiração para o trabalho vem do cordelista amazônico José Maraca.

Trajetória

Natural de Parintins, o desenhista Júnior Fuziel iniciou a trajetória sendo do curso de Artes Plásticas na Casa Acolhida, de 2001 a 2002.

Ele também estudou Desenho Artístico no Liceu de Artes Cláudio Santoro de 2015 a 2016.

Aos poucos, o artista conquistou seu espaço e hoje faz parte do time de desenhistas do Boi Caprichoso no Conselho de Artes, grupo responsável por organizar as apresentações do bumbá no Festival Folclórico de Parintins.

Em 2021, Fuziel participou de outros projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc e da Exposição Amores da Floresta. Com este novo trabalho, ele assina o protagonismo de sua criação.

Confira a lista de obras da exposição

• Memória
• Brinquedo da Esperança
• Sementeira
• Ensinamento
• Encantes
• Em Cordel
• À Luz da Loucura
• Tonzinho

 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural