Maior festival sobre desenvolvimento sustentável chega em Manaus

Por Portal do Holanda

09/07/2021 16h29 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação

Um caminhão de conhecimentos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa é uma das atrações do Festival Conhecendo os ODS Digital, que ocorre entre os dias 9 e 13 de agosto e já é considerado o maior evento sobre o tema nas Américas. O Caminhão Conhecendo os ODS Virtual é parte da programação e vai reunir conhecimentos sobre a Agenda 2030. Todas as atividades do espaço são gratuitas.

Na programação do espaço, estão confirmadas visitas virtuais guiadas para alunos da rede pública de ensino, oficinas de ressignificação de materiais recicláveis, workshops para educadores e workshops para colaboradores de empresas.

A programação do Caminhão Conhecendo os ODS Virtual é aberta ao público em geral, mas as atividades vão abranger especialmente o público de Manaus (AM), Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades atendidas pela Whirlpool Corporation, patrocinadora oficial do evento. O Caminhão é a versão digital de um projeto presencial, patrocinado pela multinacional em 2019 nas três cidades.

Alunos de escolas públicas dessas cidades são convidados a participar de visitas guiadas no Festival e das oficinas. Para participar da visita guiada, basta se inscrever aqui. Para os educadores haverá workshops que vão abordar os temas “Os objetivos de desenvolvimento sustentável nas escolas públicas” e “Ferramentas educacionais para priorização dos ODS 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 15 (Vida na Terra). As inscrições para participar desses workshops já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Empresas que tiverem interesse em oferecer capacitação para colaboradores sobre ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança na sigla em inglês) e os objetivos globais também podem inscrevê-los no neste link. Os temas abordados nos workshops são: “Os marcos históricos dos ESG e dos ODS”, “ESG e a década da regeneração” e “Ações e hábitos corporativos para promover os ODS nas organizações”. Todos que passarem pela capacitação, professores ou colaboradores, receberão certificados de participação.


Call to Action - A Chamada para a Ação!

Além da programação educacional, na área do Caminhão Conhecendo os ODS Virtual haverá um espaço onde serão mostrados conhecimentos e experiências sobre os 17 ODS. É o espaço Call To Action (Chamada para a Ação), onde qualquer pessoa – independentemente da idade e origem - pode compartilhar conteúdos. Estes, serão aceitos até o dia 16 de julho e podem ser submetidos por meio deste link.

Apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan Campos Novos Energia e realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions, o Festival Conhecendo os ODS Digital conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar a programação diversa, inclsiva e voltada para públicos de todas as idades. As principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada.

As atividades do Caminhão Conhecendo os ODS Virtual também são oferecidas para o público de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos, cidades catarinenses atendidas pela Enercan (Campos Novos Energia S/A), patrocinadora cultural do evento. 

Mais de 30 atrações no Festival Conhecendo os ODS Digital

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o Festival apresenta mais de 30 atrações e, para proporcionar uma experiência transformadora ao público, investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19.

Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival, em um cenário que simula a experiência de estar ali presencialmente. Toda a programação é gratuita e o credenciamento para ter acesso ao evento podem ser encontrados no site conhecendo os ods.com.br.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural