Compartilhe este texto

Interior do Amazonas vira set de filmagens para equipe de cinema

Por Portal Do Holanda

09/06/2024 13h46 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na última sexta-feira uma equipe de cinema embarcou do Porto do São Raimundo, na Zona Sul da cidade, para começar as filmagens do curta-metragem “Meu Herói”, na comunidade de Tumbira, que fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

O embarque da equipe, de mais de 20 integrantes, ocorreu na tarde desta sexta. Mais de uma tonelada de materiais, entre alimentos, equipamentos e malas, foram embarcados no barco Zé Curari, cujo destino final é Novo Airão.

Além da produção do filme, o projeto, contemplado na Lei Paulo Gustavo para ações no audiovisual, também vai promover ações de acesso à cultura na comunidade do Tumbira, que é modelo de sucesso e de desenvolvimento comunitário.

O gestor do projeto e diretor do curta-metragem, Bruno Pereira, reforça que a comunidade abraçou a empreitada e garante que Tumbira também será reconhecida pela cultura. 

“A gente espera que a comunidade consiga, através das técnicas que eles vão aprender, é se desenvolver em vários sentidos, principalmente culturalmente. Um polo em que as pessoas possam encontrar atores e roteiristas e que surjam frutos”, contou Pereira.

Para o produtor do filme curta-metragem, Francisco Santos, o desafio logístico para que o embarque acontecesse foi intenso, mas que a equipe envolvida assumiu o compromisso e valorizou a oportunidade do fazer artístico.

“Foi um desafio imenso e muito complexo. A gente está indo para uma comunidade ribeirinha que fica alguns quilômetros daqui da capital e o acesso é só fluvial. Então, para a gente ir levar toda essa estrutura de equipamento, levar as pessoas e ter essa interação com a comunidade, sem dúvida, foi um desafio que a equipe comprou, foi um desafio aceito pela equipe e temos a certeza que vai ser um trabalho incrível”, destacou.

Bruno Pereira, que é cineasta e produtor cultural premiado em diversos festivais com vários filmes com temáticas amazônicas, enfatiza que a missão do projeto é levar cultura ao ribeirinho e, claro, deixar a marca dos profissionais envolvidos naquela comunidade.

“A gente vai ter essa oficina, vai ter uma amostra de cinema e quando a gente chega lá com o cinema, uma vez que eles nunca tiveram contato com esse fazer, eles vão se apropriar do conhecimento e vão colocar isso em prática. Então, a gente fica feliz de poder alcançar esses comunitários ribeirinhos”, finalizou.

O período de pré-produção do projeto “Meu Herói” começou em janeiro deste ano com encontros entre direção e produção. Em fevereiro, parte da equipe realizou a “Tech Scout” (Visita Técnica) para verificar as locações e confirmar o destino. Nos meses seguintes, março, abril e maio, os setores intensificaram os trabalhos para que as filmagens ocorressem em junho, nas próximas duas semanas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural