Exposição celebra 95 anos do poeta Thiago de Mello em Manaus

Por Portal do Holanda

04/03/2021 15h33 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação / Thiago de Mello

Manaus/AM - Em homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, foi lançada nesta quinta-feira (4) a exposição virtual "Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus”. O conteúdo está disponível no portal Vida e Cultura, pelo link vidaecultura.manaus.am.gov.br. 

Nascido em Barreirinha, Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como "Faz escuro, mas eu canto", "Silêncio e palavra", "Manaus, amor e memória", entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.
 
O presidente do Concultura, professor Tenório Telles, ressaltou que o mês de março será marcado pela poesia de Thiago e que as celebrações se encerrarão no dia do aniversário do poeta na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Paralelo a isso, a “vida e cultura” do escritor estarão presentes nas ruas da cidade em peças publicitárias saudando Thiago.  

A exposição

Disponível em plataforma digital, a exposição virtual "Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus” reúne acervos pessoais e públicos do poeta. São registros fotográficos, obras, entrevistas, homenagens, versos e poemas disponíveis ao leitor.

Já no Museu da Cidade de Manaus, localizado no centro histórico, o poeta possui uma exposição permanente em sua homenagem. O espaço está fechado ao público por conta da pandemia da Covid-19.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural