Compartilhe este texto

Cacica Sandra Munduruku ministra workshop de biojoias na Itália

Por Portal Do Holanda

14/10/2025 14h25 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

A Universidade Ca’ Foscari Venezia recebeu, no dia 9 de outubro de 2025, a Cacique Sandra Munduruku para um workshop de biojoias, evento que uniu arte, sustentabilidade e ancestralidade em uma experiência de aprendizado intercultural. A atividade foi aberta à comunidade acadêmica e ao público externo, reunindo alunos de português e de outras línguas interessados em técnicas tradicionais de confecção de joias sustentáveis.

Durante o encontro, os participantes aprenderam a utilizar sementes da Amazônia, como açaí e jarina, e conheceram o significado cultural desses materiais. Sob a orientação de Sandra Munduruku, cada participante produziu uma pulseira de açaí com fecho de macramê, explorando a estética das biojoias e os valores de respeito à natureza e preservação cultural presentes em sua produção. 

Foto: Reprodução

O workshop começou com a apresentação de Rebeca Ferreira, que explicou o projeto Mi Moda Indígena — Mostra Intercultural de Moda Indígena — e seus pilares. Mais do que um exercício artesanal, a atividade representou um momento de reconexão com saberes ancestrais, promovendo reflexão sobre práticas sustentáveis e valorização da sabedoria indígena como parte das discussões contemporâneas sobre meio ambiente, arte e cultura.

A iniciativa contou com o apoio do setor de Português da universidade, do projeto Mi Moda Indígena e da Associação Tucum Itália, representada por Nair Pires. Também estiveram presentes a Cônsul Honorária do Brasil em Veneza, Helen Gnocchi, e artistas indígenas que conduziram workshops de pintura corporal e dança. O evento reforçou o papel da universidade como espaço de intercâmbio cultural, fortalecendo pontes entre o Brasil, a Amazônia e a comunidade internacional.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural