Compartilhe este texto

Inktober baré: artistas amazonenses criam sua própria versão de desafio

Por Portal Do Holanda

30/09/2020 11h44 — em
1 Minuto Nerd por Átila Simonsen


Inktober versão manauara. Foto: Reprodução/Nilberto Jorge

As lendas tradicionais e urbanas fazem parte da cultura popular de um povo e com o amazonense não é diferente: é um fato que celta preto sem placa, góticos dos Bilhares e o Curupira estão no nosso imaginário, inspirando artistas e ilustradores de todas as idades.

E se a gente reunir essas visagens e causos de Manaus a um desafio internacional de ilustração?  Foi pensando nisso que os artistas Nilberto Jorge e Sarah Gabriela Farias criaram o Inktober Baré, a versão manauara do desafio internacional de ilustradores Inktober.



Inspirados por tradições amazônicas (algumas antigas e outras nem tanto), a dupla pensou em uma alternativa regionalizada ao challenge global.

“Queríamos enaltecer as coisas de Manaus e pensamos: por que não ir além das lendas? Já conhecemos as tradicionais e há também as urbanas da capital, muito conhecidas porém sem representação imagética. Criamos então o desafio Lendas, Misuras e Visagens como ideia de uma prompt list do Inktober deste ano”, explicou o ilustrador Nilberto Jorge.

O Inktober é algo muito positivo para os artistas, como assinala a ilustradora e professora de desenho (e tudo de bom) Sarah Gabriela Farias. Para ela, o mês de outubro (período do desafio internacional) é o momento onde ‘sentimos que temos mais em comum do que diferenças’.

“Pensamos em uma lista que tivesse apelo com os ilustradores locais, para que eles se sentissem estimulados a participar. Durante o desafio, sentimos que estamos todos colaborando por algo em comum, por nos expressar e inspirar outras pessoas a criar”, ressaltou a artista.

Profissionalmente, Sarah garante que o desafio é positivo por outras questões: muitas pessoas acompanham as tags, inclusive o mercado editorial; há ganho no número de seguidores do trabalho;, gera divulgação espontânea e incentiva o comércio local de material artístico, já que a ideia é trabalhar técnicas com tinta.

“É um momento que faz a galera sair do digital, que é a mídia da maioria,  incentivar qualquer pessoa a criar e mostrar, começar de alguma forma neste mundo. Além disso,  desenhar todo dia é um desafio muito grande, mas ao final do mês você percebe a evolução e é incrível”, garante Sarah.

-

Gostou? Manda uma sugestão para [email protected]


Átila Simonsen
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

+ 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen