Dia dos professores é para comemorar: confira lista de séries e filmes

Por Portal do Holanda/Átila Simonsen

15/10/2020 10h42 — em 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

Sociedade dos poetas mortos é um clássico. Foto: Reprodução

O Dia dos Professores finalmente chegou! A profissão mais importante do mundo é celebrada hoje (15 de outubro) e selecionamos filmes e séries para você comemorar a data e lembrar da importância da sua educadora, hoje e sempre.

Vamos começar pelas séries:

Rita é uma série dinamarquesa. Foto: Reprodução

Rita - A minha favorita da lista: uma série dinamarquesa que conta a história e a rotina de Rita Madsen dentro da escola. O dia a dia do trabalho e seus bastidores, as angústias dos alunos e a vida amorosa (e muito atrapalhada) da professora são ótimos motivos para maratona. Obs: o seriado contém ironias e resoluções impressionantes. Tem na Netflix.

O método Kominsky - Já rendeu um Globo de Ouro para Michael Douglas (melhor ator de comédia) ao interpretar Sandy Kominsky,  um homem de sorte e talento. Em poucos anos de carreira, ele logo se consagra como um ator de sucesso de Hollywood. Por outro lado, seu agente e melhor amigo Norman (Alan Arkin) até acompanha o glamour do colega, mas não esquece dos problemas de sua própria vida. Tem na Netflix.

Merlí - Com três temporadas, a série conta a história de Merlí Bergeron (Francesc Orella), um professor de filosofia nada convencional, que precisa reorganizar sua vida pessoal enquanto tentar de todas as formas mostrar para as pessoas a importância da filosofia. Para alguns parentes e colegas de trabalho, no entanto, ele motivo de escândalo. Para seus alunos e seu filho gay, Merlí é uma inspiração. Tem na Netflix.

New Girl - A série acompanha a vida de Jess, que, depois de terminar com um namorado, se muda para um apartamento com três homens solteiros. O foco é na vida caótica da jovem e seus colegas de casa, mas, quando não está lidando com suas questões, é uma professora maravilhosa que, no fundo, toma todas as decisões de sua vida com a mesma paixão que sente pelo seu trabalho e pelo carinho de seus alunos.

Filmes

A sociedade dos poetas mortos - O novo professor de Inglês John Keating chega a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

O sorriso de Monalisa - A história do filme possui uma lógica bastante parecida com a de “Sociedade dos Poetas Mortos”. Em ambos, um professor está disposto a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida. Porém, retrata um colégio exclusivo para garotas, com Julia Roberts (Katherine Ann Watson).

Ao mestre, com carinho - To Sir with love, de 1967, é um longa-metragem de James Clavell que narra a história de um engenheiro, Mark Thackeray, personagem vivido por Sidney Poitier. Ao buscar um emprego em sua área, ele acaba lecionando para um grupo de estudantes londrinos completamente indisciplinados. Nesse contexto, o grande desafio de Thackeray é ensinar esses jovens sobre tolerância e respeito ao próximo. É simplesmente emocionante!

Nenhum a menos - Wei Minzhi, que tem 13 anos de idade e mal sabe ler ou escrever, é escolhida para tomar conta da escola de apenas uma sala de seu pobre vilarejo, quando o único professor precisa se ausentar por um mês para cuidar da mãe doente. Se Minzhi conseguir manter todos os estudantes até o retorno do mestre, ela vai ganhar um dinheiro extra. Mas um dos alunos desaparece, e a menina faz de tudo para tentar encontrá-lo e trazê-lo de volta.

Nenhum a menos

A Onda - Ao enfrentar dificuldades para ganhar a atenção de seus alunos nas aulas sobre autocracia, o professor Rainer Wenger decide desenvolver um experimento diferente em sala de aula: simular uma ditadura, similar ao nazismo, em que o professor assume o papel de líder e os alunos formam seu grupo de seguidores.  Em pouco tempo, a experiência ganha proporções assustadoras e mostra o poder do fanatismo no grupo.

O melhor professor da minha vida - Neste longa francês, o professor François Foucault se encontra em uma situação delicada quando é transferido de seu emprego em uma instituição de elite para lecionar em uma escola pública na periferia de Paris. Mais do que ensinar, ele terá que aprender com os alunos e mudar sua visão de mundo para lidar com as dificuldades da classe. Cuidado: polêmico à vista.

Escritores da Liberdade - A professora Erin Gruwell assume uma turma em uma escola que apresenta um grande descaso em relação aos seus alunos, sem incentivos ou mesmo acreditar no potencial dos jovens. No início do filme, a relação entre a docente e os alunos não é nada agradável.

-

Átila Simonsen

+ Jornalista Geek
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party