Compartilhe este texto

Contos de H.P Lovecraft vão virar quadrinhos; saiba quais

Por Portal Do Holanda

22/10/2020 16h13 — em
1 Minuto Nerd por Átila Simonsen


Contos de Lovecrafty em versão HQ. Foto: Reprodução

H.P. Lovecraft foi um famoso escritor norte-americano dos pulps de ficção e terror que revolucionou o gênero. Foi ele quem começou a acrescentar elementos fantásticos típicos da fantasia e ficção científica em seus trabalhos, geralmente feitos em primeira pessoa.

Dentre os diversos contos do autor, três estarão saindo das páginas letradas para os quadrinhos, por meio de financiamento coletivo pelo Catarse: Ar frio, O modelo de Pickman e Nas Profundezas da Loucura.

Ar Frio não é um dos mais conhecidos contos de Lovecraft. E, sem dúvidas, é um dos mais perturbadores, sempre figurando na lista dos especialistas como um dos melhores do autor.

A história foi escrita em 1926, porém, publicada apenas em 1928. Ela foi rejeitada pela revista Weird Tales, por decisão do editor Farnsworth Wright (que, pasme, também rejeitou "O Chamado de Cthulhu”.

A publicação de AR FRIO ocorreu em Tales of Magic and Mystery, embora fosse uma história mais perto da ficção científica do que da fantasia. Acredita-se, que Wright rejeitou a obra, apesar de ser no seu gênero predileto e de um autor já da "casa", por causa do final macabro do conto.

Romeu Martins (roteiro), Val Oliveira (Arte) e Sandro Zambi (Cores) assinam a adaptação.

Em O modelo de Pickman, escrito em 1926 e publicado no ano posterior na Weird Talles, conhecemos a história do pintor Richard Upton Pickman. Nascido em Boston, ele era famoso por criar obras bizarras e repugnantes. Ao apresentar um trabalho que sintetizava todo o seu brilhantismo e gosto pelo grotesco, é expulso do Boston Art Club e passa a ser evitado por seus colegas artistas.

Tudo é apresentado através da perspectiva de um amigo de Pickman que, após seu desaparecimento repentino, relata acontecimentos estranhos ao visitar o ateliê do pintor. Uma história cheia de suspense e horror.

O roteiro é de Jussara Nunes (O poder da Magia e A Entidade Faminta), o artista por trás do desenho Rafael Danesin (O Mal nunca morre e Histórias para não dormir); e o editor responsável é nada mesmo que Romeu Martins, autor de Ar Frio .

A Graphic Novel ‘Nas profundezas da loucura’ já ganhou o Troféu  HQ Mix e dessa vez volta com 40%. Amauri Filho e Douglas Freitas são os autores. A história narra os eventos catastróficos e apocalípticos do retorno de Cthulhu.

Embora sejam inspirados nas obras de Lovecraft, o quadrinho faz paralelos com a Bíblia e suas profecias sobre os últimos dias: “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta... E vi subir da Terra outra besta… Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”. Apocalipse (Capítulo 13, versículos 1, 11 e 18)

Cada um dos quadrinhos tem diversas recompensas, dependendo do valor escolhido.

Lovecrafty faleceu há 83 anos e é considerado o pai do Horror Cósmico, ele até hoje é fonte de inspiração de muitos autores, tanto de sua época (como Robert E. Howard - criador do Conan) como mais atuais (Stephen King na literatura, Alan Moore nos quadrinhos, John Carpenter no cinema, entre outros).

-

Átila Simonsen

+ Jornalista Geek
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

+ 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen