Compartilhe este texto

Entenda as diferenças fundamentais entre a linguagem corporal de homens e mulheres

Por Portal Do Holanda

22/05/2015 5h34 — em
Variedades



Apesar de muitos casais heterossexuais aparentarem ter comportamentos muito parecidos, especialmente após anos de convivência, existem diferenças fundamentais no modo como homens e mulheres se expressam não-verbalmente. Isso tem a ver principalmente com a questão cultural, já que os gêneros são ensinados desde muito pequenos a se portarem de uma determinada forma, o que acaba sendo enraizado em seus funcionamentos.

O laboratório de pesquisas comportamentais Science of People, que compila e divulga trabalhos científicos sobre este tema, listou algumas divergências básicas entre a linguagem corporal de homens e mulheres que muitas vezes geram conflitos por falha na interpretação. Veja abaixo:

•A aproximação - tipicamente, mulheres não gostam de ser abordadas por trás com um tapa no ombro. Pesquisadores acreditam que isso esteja relacionado com o senso de proteção. A melhor forma de se aproximar de uma mulher é vindo de frente.

•Já homens não gostam da abordagem de frente. É preferível aproximar-se pelo lado ou na diagonal.

•Acenar com a cabeça – quando uma mulher balança a cabeça em sinal de “sim”, isso não quer dizer que ela esteja concordando com o que você está falando, mas sim que está interessada e atenta ao assunto. Acenar é uma forma de encorajar a outra pessoa a continuar falando.

•Já homens só “fazem sim” com a cabeça quando concordam com aquilo que você disse.

•Toque – mulheres tendem a tocar – especialmente braço e antebraço ou abraço – quando querem construir uma conexão, seja ela profissional, social ou romântica.

•Homens o fazem por uma razão completamente diferente: mostrar dominância. Geralmente, fazem isso colocando a mão no ombro para mostrar superioridade ou controle.

•Encorajamento não-verbal – durante uma conversa, mulheres tendem a demonstrar encorajamento não-verbal. Alguns sinais são: inclinar-se para frente, acenar com a cabeça, inclinar a cabeça, dizer ‘aham’, ‘hm’ e ‘interessante’ e manter contato visual.

•Enquanto mulheres são ensinadas desde sempre a fazerem isso, independente de concordarem ou não com o que está sendo dito, os homens aprendem que isso não é necessário, portanto não o fazem.

•Variação vocal – tipicamente, mulheres usam 5 tons vocais diferentes quando falam. Isso torna suas falas mais agradável, mas também mais emotiva. Sob tensão, o tom de voz da mulher tende a ficar mais agudo.

•Homens têm um alcance mais grave e tendem a usar apenas 3 tons vocais durante a fala, o que os faz parecer mais frios e menos emotivos.

•Expressões faciais – nossa face demonstra mais de 10 mil expressões, mas as mulheres tendem a usá-las mais, especialmente o sorriso. Isso porque elas são estimuladas a terem uma linguagem corporal de apaziguamento.

Homens não só limitam o uso de expressões faciais como sorriem menos do que mulheres.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades