Compartilhe este texto

​Fucapi apresenta projetos na 12ª Semana de Ciência e Tecnologia

Por Portal Do Holanda

24/11/2015 9h10 — em
Tecnologia



Tecnologia a serviço da qualidade de vida das pessoas. É nessa perspectiva que a Escola Fucapi apresenta projetos desenvolvidos no âmbito do ensino médio e técnico na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM), que ocorre desde o dia 23 e vai até 25 de novembro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, em Flores.

“A participação da Escola Fucapi em um evento como a SNCT nos traz um grande legado de conhecimentos e interação, é um momento mais propício  para mostrarmos à sociedade a capacidade dos nossos alunos em conhecer de tecnologia, empreendedorismo e inovação. Já somos parceiros há bastante tempo neste evento e sempre estaremos dispostos a colaborar com o crescimento educacional de nossa região”, afirmou a diretora educacional da Escola Fucapi, Rosanna Lacouth.

O projeto ‘Cidade do Futuro’, desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Eletrônica Digital, sob orientação do professor e engenheiro Glauco Aguiar, é um dos destaques levado ao público nos dias do evento. Entre as vantagens do projeto apontadas pelo coordenador e orientador do projeto ‘Smart and Playble Cities’, Glauco Aguiar, está a redução do tráfego de veículos, por exemplo, otimizando o sistema de estacionamentos. Além disso, sistemas de entregas e salvamento utilizando drones que não pegam engarrafamento podem ser aplicados nas cidades inteligentes (Smart Cities).

O objetivo do projeto é demonstrar para a população como as TICs podem ser determinantes no aumento da qualidade de vida em grandes cidades. Explicar com protótipos funcionais como isso afetará positivamente as pessoas. “Resolvemos unir dois temas muito atuais: Smart and playble Cities. Nossa cidade protótipo além de ter muita tecnologia também é mais divertida”, explicou.

Além desse projeto, a Escola Fucapi leva para o evento o projeto Semáforo PCDV - ‘Semáforo Pessoas com Deficiência Visual’, desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Telecomunicações. Este foi o projeto mais votado pelos visitantes da 12ª Feira Tecnológica Fucapi, pelo cunho social e de alto nível de usabilidade nas vias públicas. Outro destaque é para o projeto ‘Navegar é Preciso’, realizado pelos alunos de Logística, que também foi apresentado durante a Feira Tecnológica Fucapi.

Segundo Aguiar, o evento é considerado o maior do Estado para a difusão de Ciência e Tecnologia. “Para a Fucapi, atuar de forma ativa neste evento, além de agregar qualidade ao evento, mostra na prática o que nossos alunos estudam aqui. Para os alunos é o momento de troca de conhecimento com outras instituições e a oportunidade de apresentar seus trabalhos para várias autoridades da nossa cidade e Estado”. Robótica

O Clube de Robótica da Fucapi está presente no evento e leva uma lixeira inteligente denominada ‘Recimachine’, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade na coleta e reaproveitamento do lixo. “Como o Brasil desperdiça cerca de R$ 8 bilhões/ano por não reciclar adequadamente esse material, estamos finalizando uma máquina que ajuda o trabalho das cooperativas. É uma máquina de coleta para reciclagem de latinhas e em troca concede recompensas como ingresso de cinema e etc.”, adiantou o coordenador do projeto, professor Glauco Aguiar.

Os projetos do Clube de Robótica estarão fazendo parte do primeiro campeonato de robótica da Semana de C&T no Amazonas, coordenado pelo professor Glauco Aguiar, os restantes estão apenas para exposição no evento. “Fomos convidados pela Secti-AM para contribuir com o evento. Será uma ótima vitrine para que todos conheçam nosso trabalho”, comentou Aguiar.

Os projetos ‘Navegar é preciso’ e dois aplicativos dos alunos do curso técnico de Informática podem ser encontrados na sala de interatividade do evento, os demais estão localizados no estande da Fucapi, na Rua da Tecnologia, do Centro de Convenções Vasco Vasques.

Também estão representando a Fucapi dois Robôs da turma de graduação em Engenharia da Computação (Guia Robótico e Leitor Robótico), e mais dois aplicativos para smartphones criados pelos alunos do curso técnico de Informática.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia