Compartilhe este texto

Feira Manaus Moderna tem falha na higiene, diz laudo

Por Portal Do Holanda

08/10/2015 14h48 — em



Um laudo do Departamento de Vigilância Sanitária do Município (DVISA Manaus), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), emitido no dia 22 de abril deste ano, aponta graves problemas em relação à higiene e ao armazenamento de alimentos na feira Coronel Jorge Teixeira, mais conhecida como Manaus Moderna, Centro. O local concentra a maior parte do abastecimento de alimentos de Manaus e do interior do Estado e o laudo foi feito a partir de uma solicitação do Ministério Público do Estado (MPE) que, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e mais 17 órgãos, pede a melhoria das condições da feira sob risco de “comprometer toda a qualidade e inocuidade dos alimentos e causar problemas à saúde coletiva”.

O documento foi divulgado nesta quinta-feira (8) após o presidente do Sindicado dos Feirantes de Manaus (SindFeira), David Lima da Silva, expor a situação na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) durante cessão de tempo concedida pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PDT). David afirmou que os feirantes sozinhos não conseguem fazer o ajuste necessário e precisam do apoio do poder público.



O presidente do SindFeira afirmou que os feirantes da Panair também estão sendo pressionados pelos órgãos públicos de fiscalização por causa da falta de estrutura higiênica e sanitária no local. “Uma ação civil pública do MPE indica que haja uma adequação, caso contrário os feirantes terão que sair da Panair. Por outro lado, nos vemos de mãos atadas porque há uma inércia do poder público com os trabalhadores responsáveis por fazer o alimento chegar nas suas casas. É um absurdo Manaus não ter uma Central de Abastecimento. Outro absurdo, diante desse quadro, a prefeitura extinguir a Secretaria Municipal de Mercado, Feiras e Abastecimento. Pedimos o apoio da Assembleia para esse problema”, declarou David Silva. Na conclusão do laudo, a própria Dvisa aponta a falta de rigoroso asseio geral no piso, paredes e teto; presença de animais como gatos e cães nos locais de venda de alimentos; ausência de balcões refrigerados e alimentos expostos em temperatura ambiente; produtos sem procedência; ausência de asseio dos manipuladores; dentre outras irregularidades.  Ainda de acordo com o documento, a feira não possui ligação com o sistema de distribuição de água da Manaus Ambiental e é abastecida por poço artesiano profundo, cuja água não é monitorada. Pelo relatório, a ação desobedece a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde que determina que haja amostragem para atestar a qualidade da água. Além disso, a Dvisa identificou que a caixa de água não recebe higienização a cada seis meses e, quando recebe limpeza, o serviço é feito sem embasamento técnico.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+