Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Dermilson afirma que oposição na Aleam incentiva greve da PM no Amazonas

Publicado

em

Foto: Márcio Gleyson Foto: Márcio Gleyson
Foto: Márcio Gleyson

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Dermilson Chagas (PEN), afirmou que a audiência pública convocada pela oposição para discutir a promoção de Policiais Militares do Amazonas (PMAM) e bombeiros, nessa quinta-feira (1), foi para criar desordem, anarquia, incentivar greve e insegurança na população. 

Para o deputado, a oposição convocou PMs para participarem de uma "firula política”. A pauta da audiência era para discutir sobre uma suposta proposta da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de extinguir o quadro especial de acesso a promoções e apenas usar o quadro especial. Os deputados Platiny Soares (DEM) e Alessandra Campelo (PMDB) são os autores da manifestação.

Dermilson disse que não existe nada de revogação ou alteração da Lei 4.044/2014 e chamou os deputados de oposição de irresponsáveis ao incitar palavras de ordem para uma possível greve. “Foi uma politicagem para a TV ALE transmitir ao vivo. Isso foi firula política, incentivando a desordem, anarquia, a fazer greve de forma irresponsável. Nessa audiência pública só falavam os deputados de oposição. Os PMs não queriam ouvir. Só queriam vaiar e gritar palavras com ordem de greve”, disse Chagas. 

O deputado esclareceu que o governo vem realizando as promoções de PMs, na semana passada anunciou a promoção de 1.180 e também vem pagando os auxílios atrasados. “O governo está fazendo a sua parte. Valorizando a Policia Civil e Policia Militar.

Depois de participarem de audiência na Aleam, os PMs se mobilizaram até a sede do governo estadual. Em nota, o Governo do Estado disse que já promoveu 1.180 policiais militares, neste ano, zerando todas as pendências de promoções dos anos de 2014 e 2015 e atendendo parte das atas de 2016, que também deverão ser zeradas, pois, para isso, o governo já realiza estudo de impacto financeiro. 

A nota também esclarece que o Comando da Polícia Militar do Amazonas está cumprindo o processo de promoção, como prevê o artigo 28 da Lei n⁰ 4.044/2014, que estabelece, em seu parágrafo único, a inclusão dos praças militares estaduais no Quadro Normal de Acesso a partir de 2016. Por meio do Quadro Normal de Acesso há a promoção por critério de antiguidade, respeitando a exigência de existência de vaga na graduação na qual se dará a promoção.

Sobre os motins de policiais militares

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.