Compartilhe este texto

Melo faz 1 a 0 em Braga


Por Raimundo de Holanda

23/03/2017 20h29 — em
Bastidores da Política



Foi só um voto - seis ministros ainda não se manifestaram - mas foi um voto duro,  contrário à cassação do governador José Melo. E uma surpresa. 

O relatório apresentado na manhã desta quinta-feira pelo ministro Napoleão Maia é carregado de simbolismo. "É   temerário o acervo probatório”. Quer dizer, para o ministro  as provas adicionadas aos autos são inconsistentes. E foi além:" É impróprio supor que eventual prática (de compra de votos) contasse com consentimento, anuência ou ciência  de José Melo.”

E deu recados diretos: "Competia ao autor" - da ação que resultou na cassação do Melo pelo TRE - "demonstrar a partir de seguro lastro probatório que os valores recebidos (por terceiros) foram revertidos para a campanha” do governador.

O senador Eduardo Braga não gostou. Nas redes sociais disse: " O processo"  apenas  "começou a ser votado.Do fundo do meu coração, acredito em Deus e na Justiça". Mas pareceu triste e menos seguro de que poderá derrotar Melo no tapetão.   

Melo ainda não pode dizer que já ganhou, mas passou do inferno (que foram os últimos meses de disputa para garantir o seu mandato) a uma zona de conforto.  

O relatório de Napoleão restitui, em parte, uma verdade: a de que o eleitor deve ter suas escolhas respeitadas.  Muito provavelmente os seis ministros que ainda vão votar seguirão essa regra...

OMAR CULPA BRAGA POR APAGÃO
 
Sem citar nome, o senador Omar Aziz atribuiu ao seu principal adversário na pré-disputa pelo governo do Estado em 20018, senador Eduardo Braga, a causa dos apagões em Manaus. 

@@@

No governo de Braga houve promessa de grandes investimentos na infraestrutura de energia da cidade, para receber o Linhão de Tucuruí, mas ficou só na promessa. “Prometeram muito e não fizeram nada”, disse Aziz, depois de argumentar que Manaus não vai ter energia confiável, porque falta investimento na rede urbana da cidade.

BRAGA RESPONDE A OMAR SOBRE APAGÃO

O senador Eduardo Braga disse que  não é ministro das Minas e Energia há um ano e que não pode ser responsabilizado pelo rompimento de um cabo na subestação da Amazonas Energia na Usina do Mauá.  Foi a resposta à  acusação do senador Omar Aziz. de que ele estava por trás do apagão de quarta-feira na cidade de Manaus.  

SINDICATO ROMPE ACORDOS E FAZ GREVE

O Sindicato dos Rodoviários continua a intervir no sistema de transporte público, com paralisações surpresa, apesar da proibição da justiça e dos acordos celebrados com a prefeitura e o patronato. Ontem membros do sindicato bloquearam a saída dos ônibus da empresa Líder, ainda na madrugada, prejudicando cerca de 20 mil usuários da zona Norte.

BELÃO PEGA NO PÉ DE  JR
 
O petista José Ricardo discursava contra o governo usando o chavão “o governador cassado José Melo”, quando ouviu do líder do PROS, Belarmino Lins uma resposta irônica. “Cassado, o governador José Melo não está. Ele está sub judicie. Cassada foi a presidente Dilma. Esta, sim, está cassada.” Belão disse também que o voto do ministro relator do recursos de Melo no TSE, Napoleão Nunes Filho, “absolve o governador José Melo”.
 
 “DINHEIRO NOVO”
 

Servidores públicos entregaram ontem à Assembleia Legislativa parecer técnico contendo sugestões sobre a criação de “dinheiro novo” sem aumentar a contribuição previdenciária.

@@@
 
O parecer sugere a inclusão, na estrutura do Amazonprev, os órgãos públicos que não contribuem hoje, e depois refazer o cálculo atuarial para se conhecer a real situação do Fundo Previdenciário.
 
 EXPLORAÇÃO EM TAPAUÁ

Em Tapauá, no Purus, uma Casa Lotérica é acusadas de cobrar de  pescadores idosos,  R$ 40 para facilitar o pagamento do seguro-defeso.
Conforme o deputado Cabo Maciel (PR), além do achaque, o idoso é obrigado a encarar a permanência em uma longa fila que começa às 17 horas e vai até as 6hs do dia seguinte.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eduardo Braga, José Melo

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.