Compartilhe este texto

‘Mesmo com Brexit, Europa ainda é uma proteção’, diz analista

Por Agência O Globo

25/06/2016 3h52 — em
Mundo



PARIS - Para o analista francês Pascal Boniface, as consequências negativas da saída britânica da UE serão mais graves para o próprio Reino Unido.

Não. Foi um resultado apertado, mas havia muitos elementos que poderiam favorecer o Brexit. O Partido Conservador estava extremamente dividido e um parte da legenda militava pela saída. O governo, por sua vez, está em situação frágil. O clima em relação à crise de refugiados, ao terrorismo, dava todas as chances para que o “não” pudesse vencer.

É a primeira vez que um país deixa a UE, haverá um custo. Por outro lado, o Reino Unido nunca realmente entrou, sempre esteve com um pé dentro e outra fora. Penso que os problemas serão muito mais importantes para os britânicos, que estarão isolados, e sofrem a ameaça de ver a Escócia se separar. Haverá também um menor interesse dos EUA e investidores estrangeiros.

Os partidos que desejam a saída de seus países da UE não estão no poder e não podem organizar referendos. O único que poderia se sentir tentado é a Dinamarca, porque depende do partido extremista. Penso que os governos vão observar o que vai se passar com os britânicos antes de imitar seu exemplo, o que deve esfriar as tentativas de saída de outros países.

É um fracasso de soluções equivocadas tomadas. Mas acredito que, se organizarem bem, os principais líderes poderão conter essa tendência e poderão adotar medidas que permitam evitar consequências negativas para o futuro da UE. A Europa permanece como uma proteção.

Pode ser o caso, mas só se boas decisões forem tomadas rapidamente, como medidas de recuperação da economia, uma nova política de infraestruturas, e o afrouxamento da austeridade, que é em grande parte a causa da rejeição da Europa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo