Compartilhe este texto

Descoberta a identidade do hacker que vazou episódio de Game of Thrones

Por Portal Do Holanda

22/11/2017 21h24 — em
Famosos & TV


Kit Harington (Jon Snow) em cena de 'Game of Thrones' - Divulgação

WASHINGTON — A Justiça americana informou, nesta terça-feira, que um hacker iraniano foi acusado pelo ataque ao canal americano HBO, em que teria roubado episódios e sumários de enredos inéditos de séries, incluindo "Game of Thrones", e depois ameaçado liberar os dados caso não recebesse os 6 milhões de dólares solicitados em bitcoins.

O ataque cibernético veio à tona em meados do ano, quando a HBO ainda transmitia a temporada mais recente de "Game of Thrones", e a Time Warner, empresa do mesmo conglomerado do canal, buscava aprovação de uma agência reguladora para se vender à AT&T por meio de um acordo de 85,4 bilhões de dólares anunciado em outubro de 2016.

De acordo com o escritório do procurador federal de Manhattan, Joon Kim, que publicou o documento no qual a acusação se baseia, o hacker se chama Behzad Mesri, também conhecido como "Skote Vahshat", vive no Irã e, no passado, hackeou alvos em nome do exército iraniano; O indiciamento descreveu Mesri como um "autointitulado especialista" em invasões digitais que trabalhou em nome dos militares iranianos para atacar sistemas militares, sistemas de software nuclear e componentes da infraestrutura de Israel.

O documento, publicado nesta terça-feira, também alegou que ele ajudou um grupo de hackers iranianos, o Turk Black Hat Security Team, a desfigurar centenas de sites dos EUA e outros países. Ainda segundo ele, o hacker também roubou, entre maio e agosto de 2017, episódios que ainda não tinham ido ao ar das séries "Curb Your Enthusiasm", "The Deuce", "Ballers", "Barry" e "Room 104", segundo a investigação.

O hacker, cuja identidade tinha permanecido desconhecida até agora, ameaçou publicar 1,5 terabyte de conteúdo da HBO na internet e exigiu um "resgate" de 6 milhões de dólares em bitcoins. O canal não fez o pagamento antes do prazo estabelecido pelo hacker, de 29 de julho, de modo que este começou, no dia seguinte, a vazar os conteúdos on-line.

Um porta-voz do gabinete do secretário de Justiça disse que Mesri não foi preso, mas não quis comentar o paradeiro do suspeito. O procurador estabeleceu sete acusações contra o suposto hacker, incluindo roubo, fraude informática e tentativa de extorsão.

A HBO ainda não emitiu um comunicado sobre o caso. Consultado pela AFP, um porta-voz do procurador disse que o suspeito não estava em poder de autoridades americanas. A Reuters não conseguiu fazer contato com Mesri para obter comentários.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Game of Thrones, Famosos & TV

+ Famosos & TV