Compartilhe este texto

Senegal e Japão empatam e ficam em situação confortável no Grupo H

Por Portal Do Holanda

24/06/2018 13h50 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução/TV Globo

ECATERIMBURGO — Em um bom jogo, Japão e Senegal empataram em 2 a 2, neste domingo, na Arena Ecaterimburgo. O resultado dá o tom do que é o equilíbrio do grupo H, que ainda tem Polônia e Colômbia. Com quatro times em níveis tão semelhantes, é difícil apontar os favoritos para a classificação. Por isso, a vitória no confronto seria essencial para qualquer um dos dois times. Mas o empate também não chega a ser um desastre. Agora, japoneses e senegaleses irão para a última partida precisando apenas de um empate para seguir às oitavas de final da Copa.

 O Japão lidera o Grupo H, com Senegal na segunda posição. As duas seleções somam quatro pontos com os mesmos números de gols marcados e sofridos. Os japoneses, entretanto, levam a melhor no critério disciplinar. São três cartões amarelos contra cinco dos senegaleses. Colômbia e Polônia, que perderam por 2 a 1 para Japão e Senegal, respectivamente, completam o grupo.

Para o jogo, o técnico Aliou Cissé realizou uma alteração no time de Senegal. O atacante Diouf foi sacado, dando lugar ao volante Badou N’Diaye. Com isso, o esquema mudou do 4-4-2 para o 4-3-3, deixando Mané mais solto, flutuando da ponta esquerda para dentro, e reforçando a marcação no meio. Mesmo assim, a filosofia de jogo não se alterou. Assim como na estreia, Senegal preferiu dar a bola para o adversário e sair rápido no contra-ataque. Já o Japão repetiu a escalação da estreia.

Os números da partida refletem as propostas das equipes. Senegal teve menos posse de bola, 47%, mas foi mais agudo nas investidas, e terminou com 13 finalizações, contra sete dos japoneses. Enquanto no primeiro tempo o time africano mostrou mais organização e controle, a segunda etapa pareceu mais favorável ao Japão, que foi melhor. Os times se equilibraram até nas falhas dos goleiros, com uma pra cada.

O primeiro gol saiu cedo, aos 11 minutos de jogo, num lance em que havia cinco jogadores de Senegal na área adversária. Após um cruzamento, Sabaly finalizou do lado esquerdo, Kawashima foi muito mal no lance e rebateu nas pernas de Mané. O jogador do Liverpool nem precisou fazer nada para marcar um gol "sem querer".

A primeira chegada com perigo do Japão foi aos 15 minutos, em chute de fora de Hasebe. As principais jogadas do time sempre nasciam com as investidas do lateral esquerdo Nagatomo, que subia quase como um ponta. E foi assim que veio o empate, numa inversão longa para Nagatomo. O lateral ainda teve tempo de limar o marcador e, então, a bola então se ofereceu para Inui, que chapou muito bem a bola, no canto esquerdo do goleiro.

Depois de seu gol, Senegal recuou excessivamente, e ofereceu espaços para o Japão. O bom lateral Sabaly faz dobradinha interessante com Sané pela esquerda. Ja do outro lado, Wagué era mais conservador. No segundo tempo, os japoneses voltaram melhor. Aos 15 minutos, Osako furou uma bola incrível, na frente do gol. Pouco depois, em boa escapada pela esquerda, Inui chutou na trave.

Após o susto, Senegal melhorou na partida e começou a ocupar mais o campo ofensivo. Numa jogada pela esquerda, Mané deu bom passe para Selibaly dentro da área, que girou e cruzou rasteiro, Niang furou, mas Wagué não perdoou: 2 a 1 Senegal. Os nipônicos, no entanto, não desistiram. Aos 30 minutos, entrou o experiente atacante do Leicester Okazaki. E a ofensividade deu certo. Aos 33 minutos, o goleiro N’Dyiaye falhou feio, saiu em falso, e a bola sobrou para Honda, que completou para as redes.

O empate parecia de fato o resultado mais justo para o confronto. E os dois pareceram satisfeitos com isso. Afinal, agora cada equipe só precisará de um empate na última rodada, nos jogos contra Colômbia e Polônia, para garantirem a classificação para as oitavas de final.

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Copa do Mundo, grupo h copa, japão e senegal, Famosos & TV

+ Famosos & TV