Compartilhe este texto

Análise: Militante altiva, mas presidente burocrática

Por Agência O Globo

30/08/2016 3h52 — em
Brasil



A atuação de Dilma Rousseff, no Senado Federal na segunda-feira, reuniu o melhor e o pior da presidente afastada. Em seus primeiros 30 minutos, quando leu um discurso minuciosamente preparado nas últimas semanas, ela teve uma de suas mais marcantes atuações públicas. No seu melhor momento, a presidente deu dimensão histórica ao que vive, lembrou as sevícias sofridas na ditadura, comparou o processo no qual foi ré durante o arbítrio ao que enfrenta agora no Senado — infligindo aos senadores indecisos a dúvida sobre a justiça de tirar-lhe o mandato.

— Este é o segundo julgamento a que sou submetida em que a democracia tem assento junto comigo no banco dos réus — pontuou.

O cenário emotivo conseguiu inicialmente eclipsar a reedição de velhos mantras bradados nos últimos meses. Mas à medida que as horas corriam, o brilho inicial da militante provocativa que subiu à tribuna passou a ser contaminada, no confronto com senadores, pela mesma presidente de outrora: pouco carismática, defendendo o inexistente sucesso de seu governo, terceirizando responsabilidades que lhe cabiam e se negando a admitir evidentes erros de sua gestão, que levaram o país à mais profunda crise econômica em décadas.

Por horas a fio, a presidente fez uma longa e enfadonha defesa do já repisado discurso no suposto “golpe parlamentar”, mesmo tendo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, a seu lado, e dedicou-se a uma fala técnica, que visitava aspectos das acusações que lhe fazem ou de programa de seu governo. Enquanto a Dilma matinal mirava a biografia futura, a do fim do dia era um retrato do passado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil