Compartilhe este texto

PT por trás dos protestos


Por Raimundo de Holanda

29/04/2015 21h50 — em
Bastidores da Política



Com um domínio quase absoluto sobre os sindicatos das categorias de servidores públicos, o PT lulista começa a usar a sua estratégia de “partido preparado para guerra”. As mobilizações nos Estados têm por finalidade “mudar” o foco da crise política e econômica no governo federal, direcionando a responsabilidade para os governos estaduais. Aqui no Amazonas, os aliados PCdoB e PMDB mobilizam e incentivam as cobranças “agora” e os movimentos grevistas com o objetivo de acuar o governador José Melo. Ontem o “grande” líder Lula entrou forte nas redes sociais falando como se o governo do PT nada tivesse a ver com a crise que ameaça o país.

CHEIA HISTÓRICA

A alagação provocada pela cheia do rio Negro na orla de Manaus já começa a preocupar a Defesa Civil Estadual. Segundo o secretário coronel Roberto Rocha, hoje no Alto Solimões o nível está com 13,59m na cota de emergência, faltando apenas 18 cm para superar a marca histórica de 2012, a maior em 110 anos. “Estamos com 20 mil famílias já atendidas e 370 toneladas de alimentos e mais de 70 mil kits de ajuda humanitária distribuídos”, disse ele.

MELO LAMENTA

Durante a posse do médico Nelson Fraiji na direção da Fundação Hemoam, o governador José Melo falou da sua angústia de não poder atender às revindicações dos servidores públicos estaduais no momento, entre elas melhorias salariais, reajuste da data-base, promoções de policiais militares, e outros, por conta da queda de arrecadação motivada pela crise econômica. No primeiro trimestre houve queda de 15% na receita corrente líquida, em relação ao mesmo período do ano passado.  

EXIGÊNCIA DA NOTA

Para enfrentar os efeitos da crise econômica e a queda de receita estadual, sem demitir mais servidores ou tirar vantagens, a Assembleia Legislativa deverá votar hoje o projeto de lei enviado pelo governador José Melo de incentivo à arrecadação, com o objetivo de mobilizar a população para a exigência da nota fiscal nas compras, com bonificação ao consumidor. Outros Estados como Mato Grosso do Sul e Paraná já tomara a mesma iniciativa.

DO AVÔ AO PAI

Pela passagem do seu aniversário, ontem, deputado Josué Neto recebeu cumprimentos dos colegas e funcionários da Assembleia. O cumprimentado do colega Bosco Saraiva, primeiro a se manifestar no plenário, foi sui generis. “Manifesto o meu desejo que Vossa Excelência supere o velho e seu pai, tornando-se o maior dos Josués na política”. Bosco se referia ao fato de que o avô e o pai do presidente seguiram carreira política e foram presidentes da casa.

APOIO DO LEGISLATIVO

Foram 10 toneladas de alimentos não perecíveis que a assembleia entregou ontem a Defesa Civil para vítimas da enchente.  O tom eminentemente  institucional da campanha seguiu uma orientação do presidente da Aleam Josué Neto. A ação contou com a participação de funcionários do parlamento,de algumas escolas  da Seduc,TCE e Sead.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse nesta quarta-feira ser favorável a que cada município do país tenha pelo menos uma rádio comunitária, e “não propriedades de pessoas que as usam ao seu bel prazer”. Berzoini respondia ao deputado federal Silas Câmara (PSD/AM), para quem 26% dos município do Amazonas não tem qualquer veículo de comunicação.

@@@

A família de Silas Câmara dirige rede de TV e rádio em Estados do norte ligada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a Rede Boas Novas.

VAGA EM PARINTINS

Em edital publicado na edição de quinta-feira, 30, do Diário de Justiça Eletrônico do TRE/AM, a desembargadora-presidente torna pública a abertura de inscrição para substituir o juiz da 4ª Zona Eleitoral de Parintins, Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, que encerra biênio em 10 de maio. Podem se inscrever juízes de direito que exercem a judicatura na mencionada circunscrição. 

CADEIRA PARA JAILDO

A ida do vereador Gilmar Nascimento (PDT) para a Semad e de Sildomar Abtbol (Pros) para a Semjel, além de Luiz Alberto Carijó (PDT) ter sido indicado para secretário extraordinários de projetos, resultou em cadeiras na Câmara Municipal de Manaus para os suplentes Joelson Silva (PHS) e Jaildo dos Rodoviários (PCdoB). Dessa vez o transporte coletivo deve ficar em paz e funcionando...

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.