Compartilhe este texto

Licitações suspensas. Era preciso...


Por Raimundo de Holanda

05/02/2016 23h09 — em
Bastidores da Política



O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Ari Jorge Moutinha da Costa Júnior, concedeu medidas liminares solicitadas pela empresa Flecha Transportes e Turismo e suspendeu as licitações nº 65/2016-CGL, 66/2016-CGL, 67/2016-CGL, 68/2016-CGL  e 70/2016-CGL que tratavam da contratação de transporte escolar para a Secretaria de Estado da Educação, uma vez que a CGL não acatou impugnação da Flecha Turismo. A medida atrasa o cronograma da secretaria para o transporte de crianças, mas atende ao principio da transparência,  que não vinha sendo respeitado pela atual administração da Seduc.

DUAS PAUTAS NO TRE-AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas   publicou duas pautas de julgamentos para a semana depois do Carnaval, quando apenas dois processos devem ser julgados pela corte, um contra a primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro (representação nº 2243-09.2014.6.04.0000) e outro contra o governador José Melo (representação nº 1883-74.2014.6.04.0000). A próxima sessão do TRE-AM ocorre no dia 15 de fevereiro.

DESCENDO A ESCADA

O faturamento do Polo Industrial de Manaus   em 2015 foi de US$ 23.8 bilhões, o que significa uma queda de 35,75% comparado a 2014. A indústria incentivada, que manteve a média mensal de 104 mil postos de trabalho, fechou dezembro com 87 mil colaboradores. Para a titular da Suframa, Rebecca Garcia, a crise concorreu para o baixo desempenho da indústria.

OS ASTRONAUTAS E O MÉDICO DE JUTAÍ
 
No episódio da missão espacial Apollo 13, um dos tanques de oxigênio explodiu antes de chegar à Lua, inutilizando o módulo de comando Odissey, e os três astronautas que a tripulavam ficaram sob a ameaça de morrerem. Com o que tinham à mão confeccionaram um filtro de CO2 improvisado usando fitas adesivas, papelão e sacos plásticos, apelidado de “caixa de correio”. Conseguiram retornar vivos no módulo lunar Aquarius. Os americanos os tornaram heróis mundiais e eles ganharam até um filme.

@@@

Já o médico Alailson Ferreira Lisboa, que diante de situação de emergência com gêmeos prematuros no Hospital de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), usou garrafas pet para improvisar máscaras de oxigênio. Conseguiu salvar uma das crianças, uma vez que a outra estava muito comprometida com a insuficiência respiratória.  Município pobre e longe de Manaus, Jutaí nem de longe se compara ao Centro Espacial de Houston, mas o ‘olhar negativo’ dos aproveitadores transformaram o ato do médico num ‘escândalo’ político. Afinal, é ano de eleição e para os profissionais do voto fácil pouco importa usar a morte como trampolim.

TODOS CONTRA O  “CHICO CUNHA”
 

Sistemas de saúde e educacional do governo e das prefeituras e soldados do Exército estarão combatendo o mosquito aedes aegyptis, responsável pelas transmissões da dengue, zika vírus e chikungunya. Na quinta-feira o MEC lançou em Brasília o Pacto da Educação contra o Zika, para mobilizar as instituições de ensino em todo o país. O secretário Rossieli Soares participou da assinatura do pacto representando o Amazonas.
 
RECESSO BRANCO
 
Assembleia Legislativa e Câmara de Manaus entraram ontem de recesso branco de carnaval e só voltam a funcionar na próxima quinta-feira. Governo e prefeitura de Manaus também terão ponto facultativo nos órgãos da administração pública na próxima segunda-feira e na quarta-feira a partir de 12h. Só permanecerão em funcionamento as atividades essenciais definidas na Lei federal 7.783, de 28 de junho de 1989. 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.