Compartilhe este texto

José Melo, 'vulgo professor'? Na denúncia do MPF


Por Raimundo de Holanda

06/02/2018 20h04 — em
Bastidores da Política



A denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-governador José Melo e sete ex-secretários desmonta, entre outros argumentos dos acusados,  a tese de técnicos da Sefaz de que não houve recursos federais direcionados para o Instituto Novos Caminhos, mas comete o pecado de tratar José Melo como “vulgo professor”. 

Professor não é apelido, é titulo.  

Assim como um procurador da República sempre será tratado como Procurador, independentemente das curvas que a vida dá e as armadilhas  nas  quais muita gente cai, professor será sempre professor, mesmo na condição de réu preso ou acusado. 

Uma correção no texto daria à denúncia a extensão que se espera dela na área judicial. Afinal, de um professor se espera exemplo, que Melo não teria dado, segundo o MPF. 

CPI DA SAÚDE

Chateado por ter um de seus projetos vetados pelo governador Amazonino Mendes, o deputado Augusto Ferraz, tido como da base aliada, resolveu assinar ontem a CPI da Saúde, requerida pela oposição. Agora só falta duas assinaturas para viabilizar a comissão.

MANAUS É EXEMPLO

No conjunto de ajustes realizados por Arthur Virgílio na prefeitura, “Manaus acabou virando a cidade mais ajustada fiscalmente que as demais capitais e estados brasileiros”. O resultado é a qualificação da cidade junto às entidades econômicas nacionais e internacionais.

@@@

O fato foi destacado ontem durante a leitura da mensagem anual do prefeito na CMM. Mas Arthur não perdeu o timing político: “O nosso papel é ensinar a Amazônia para o Brasil.”

@@@

Na saída recebeu dos trabalhadores da construção o Projeto que garante a contratação de mão de obra local pelas construtoras e foi aplaudido.

 RECURSOS DO FUNDEB

O deputado Serafim Corrêa vai lançar no próximo dia 26 uma Cartilha do Fundeb, prometendo desvendar todos os pormenores dos recursos do fundo da educação repassados ao Estado e municípios amazonenses. “É muito dinheiro”, diz Serafim.

FREIO NO TRÁFICO

Equipamentos de última geração e uso da ‘inteligência’ militar são, segundo o comandante do CMA, general Antonio Miotto, as armas que as Forças Armadas vêm utilizando no combate ao narcotráfico na Amazônia.

@@@

Os resultados são grandes apreensões de volumes com mais de uma tonelada de drogas, e de armas de uso militar, que contribuíram em aumento de 64,23% no volume de apreensões.

PASCA MARCA DATA

Será dia 13 de março a eleição para a escolha de dois novos desembargadores para os quadros do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A informação é do desembargador-presidente da Corte, Flávio Pascarelli.

MATUPI ISOLADO

Grande centro pecuário, o rico Distrito de Santo Antônio do Matupi está praticamente isolado devido as condições da estrada AM 174 que liga o município de Apuí a Novo Aripuanã. Ontem, os deputados David Almeida (PSD), Luis Castro (Rede) e Serafim Corrêa (PSB) pediram medidas urgentes da Seinfra para corrigir o problema e evitar prejuízos à economia do Estado.

MANAUS PREJUDICADA    

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Dermilson Chagas (PEN) prometeu interceder junto ao governador Amazonino Mendes em busca de uma solução rápida para restaurar a AM-174. A estrada é estratégica para o escoamento da indústria de carne e laticínios de Matupi, que possui fortes laços de negócios com Manaus.

LUTA PELO ‘EDUARDINHO’

Em moção subscrita por 20 parlamentares na Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins (Pros) apelou ao Ministério da Aviação, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional  pela continuidade das operações do Aeroporto “Eduardinho”, que poderá ser fechado pelo Governo Federal na sexta-feira (9).

DEMISSÕES PREVISTAS

Segundo Belão, o fluxo de passageiros pelo ‘Eduardinho’ é de 360 pessoas, diariamente e alerta que o fechamento do aeródromo resultará na demissão de funcionários, sem contar os prejuízos financeiros que atingirão as empresas do ramo de táxi aéreo.

SIDNEY NO TROCA-TROCA

O deputado estadual Sidney Leite confirmou ontem à coluna a sua saída do Pros, que tende a se esvaziar no Estado. Ele ainda não decidiu para onde migrará e analisa propostas do PDT e do PRB.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.