Compartilhe este texto

Estão sendo investigados, mas fazem silêncio


Por Raimundo de Holanda

04/02/2016 23h22 — em
Bastidores da Política



Procuradores federais já tem em mãos  denúncias que revelariam estreita ligação de lideranças regionais em “negócios”  com  empreiteira envolvida na Lava Jato. Obras como a do  Prosamim e da Arena Amazônia, em Manaus,  seriam alvo de investigações que poderão linkar ou não algumas  lideranças locais ao  esquema de propina  que  já resultou na prisão dezenas de  empresários e políticos.   Uma semana depois de ter os nomes citados como possíveis investigados, nem Jader Barbalho, no Pará, nem o ministro Eduardo Braga, no Amazonas, se manifestaram sobre o assunto. É em cima desse silêncio que o Brasil pode acordar, nos próximos dias, com uma nova Fase da Lava jato, deflagrada pela Policia Federal, em Manaus e Belém. Possibilidade que vem tirando o sono de muita gente boa.
 
CONTENÇÃO VIP

No Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) até a contenção de gastos ocorre em itens, digamos, pouco usuais. O secretário geral de Administração, Fernando Elias Prestes Gonçalves, tomou a decisão de conter despesas ao  suspender o serviço de “roaming internacional”, contratado com operadora Oi. Pois é, quem quiser dar um oi com interlocutor de outro país vai pagar do próprio bolso, como os demais amazonenses.

WATERGATE BAIANO

Lá por Salvador/BA a política está quente mesmo. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) ficou indignada com a invasão, diz ela, “estranha”, do escritório da deputada e candidata à Prefeitura de Salvador pelo PCdoB, Alice Portugal. O local foi depredado, os invasores rasgaram documentos, reviraram gavetas, mas não levaram nada de valor. Nem tinha...
 
PAPANICOLAU SEGURO
 
A  ginecologista Mônica Bandeira de Melo apresentou ontem aos deputados, na Assembleia Legislativa, um novo exame de Papanicolau capaz de aumentar em 100% a precisão dos diagnósticos de câncer de colo de útero, causado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). O exame feito no SUS está propenso a falhas e contribui para que Manaus seja a cidade com maior número de mortes por câncer de colo uterino do mundo. O novo método é o exame de Papanicolau com Citologia em Meio Líquido, com leitura computadorizada. Os deputados vão se mobilizar para que o governo adote o exame na saúde pública.
 
ESSES ÍNDIOS
 

A Funai falou pelos índios, mas eles não gostaram e agora o MPF está requerendo a anulação da licença prévia para a instalação de 250 torres de transmissão de energia do Linhão de Tucuruí na terra indígena waimiri-atroari. “Nós não falamos para o presidente da Funai para ele autorizar o Ibama a emitir licença”, dizem os índios. O MPF quer que os donos da terra sejam ouvidos em audiência pública pela União, a Funai, o Ibama e a empresa Transnorte Energia S/A, que cuida das obras do Linhão. Até que se resolve mais este imbróglio o Estado de Roraima continuará isolado do sistema nacional.
 
VIRGÍLIO E PAUDERNEY
 
Conforme estava acertado desde o ano passado, o deputado federal Pauderney Avelino foi alçado à função de líder da bancada do DEM na Câmara Federal. Já o colega amazonense na casa Arthur Bisneto foi reconduziu à primeira vice-liderança da Minoria, conhecida como Bloco da Oposição. Os dois atuaram no primeiro embate do ano no plenário da Câmara entre governo e oposição, que tratou da MP 692.
 
 
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.