Compartilhe este texto

Dois anos de vacas magras


Por Raimundo de Holanda

05/09/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



A situação do Estado do Amazonas não é boa, mas confortável se comparada com a de outros Estados, que estão atrasando salários e demitindo pessoal. O governador José Melo  anunciou novo aperto, numa tentativa de manter a máquina funcionando. As medidas a serem tomadas vão ser amargas, mas necessárias. E ontem Melo chamou a atenção para um problema: essa crise pode durar até dois anos. Ou mais...

As declarações do vice-presidente Michel Temer, de que o governo Dilma não se sustentará com a  margem de popularidade que vem apresentando, aponta para o recrudescimento dos problemas politicos e econômicos enfrentados pelo País. E um lento, mas gradual distanciamento do PMDB do governo Central.

MPE AUSENTE

A morte da policial militar Deusiane Pinheiro, com um tiro na cabeça no Batalhão Ambiental do Tarumã, no mês de abril passado, agitou a CPI do Senado que investiga os assassinatos de jovens no país. Depois do depoimento emocionado da mãe da vítima, Antônia Assunção da Silva, que pediu a federalização do crime, a senadora Vanessa Grazziotin, quer presidia a sessão na Assembleia Legislativa, lamentou a ausência do MPE, “que foi convidado, mas não compareceu”. Ela e o relator da CPI, senador Lindberg Farias, disseram que a federalização do crime depende de um parecer do Ministério Público.
 
Lindberg disse que é função do MP investigar os crimes praticados por autoridade policial, e que o caso é de negligência completa. “Registro minha reclamação contra a atitude do MPE”.
 
CULPADOS E INOCENTES
 
Durante a audiência da CPI, o ex-governador e atual senador Omar Aziz, disse que o tráfico de drogas é a principal causa da morte de jovens no Amazonas, assim como em outros Estados. Omar, que defendeu as investigações conduzidas pelo governo do Estado, cobrou da CPI não apenas relatórios, mas propostas objetivas para resolver os problemas. O senador argumentou que o trabalho da comissão não deve ser apenas para ‘achar culpados’, porque ninguém quer ver seus filhos mortos.  “Vamos trabalhar para que se tenha uma proposta objetiva”.
 
ABUSO

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), assegurou apoio jurídico ao Procon durante reunião com a presidente do órgão, Rosely Fernandes, na sexta-feira, em relação ao cumprimento de leis municipais. Os dois devem ir a Brasília, onde entrarão com ação civil pública no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra os preços abusivos, segundo Barreto, praticados pelos estacionamentos em Manaus.
 
CAIXA ALTA

Em tempos de crise, inflação alta e desemprego, além dos cofres minguados do governo do Estado do Amazonas, dívidas como a da Petrobras, de mais de R$ 550 milhões , assim como Amazonas Distribuidora de Energia, El Paso e outras energéticas, que somadas ultrapassam a casa de R$ 1 bilhão, fazem toda a diferença na arrecadação do Estado.

DESFILE DE HOJE
 
Em reunião protocolar com os comandantes militares amazônicos do Brasil, Peru e Colômbia, o prefeito Arthur Neto defendeu a busca de “soluções militares e econômicas em comum para o desenvolvimento da Região”. Neste ano o desfile cívico militar da Semana da Pátria terá 10 navios dos comandos navais amazônicos do Brasil, da Colômbia e do Peru durante o Desfile Naval de hoje na Praia da Ponta Negra.
 
ZÉ RICARDO
 
Aproveitando a ‘deixa’ da CPI federal em Manaus, o petista José Ricardo, que faz questão de medir a crise no país com dois pesos e duas medidas, fez de conta que não sabia que os maiores cortes de investimentos em segurança pública foram feitos pelo governo federal e cobrou mais in­ves­­timentos do governo estadual para a juventude, em vez de “cortar despesas” por conta da cri­se.
 
DIRCEU PODE SER DELATOR
 
O jornalista Cláudio Humberto deixou muito petista com a ‘pulga atrás da orelha’ com a nota em sua coluna de ontem. Diz ele que a primeira aparição de José Dirceu desde que foi preso convenceu velhos “companheiros de armas” de que um acordo de delação premiada está mesmo em gestação. Segundo Humberto, Dirceu é considerado “a única testemunha que poderia levar o ex-presidente Lula à cadeia”. Caído em desgraça, ele é ignorado pelo PT e sabe que Lula já recomendou sua desfiliação do partido. 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.