Compartilhe este texto

Lago do Tarumã recebe serviço de drenagem profunda após rompimento de barragem

Por Portal Do Holanda

01/04/2015 22h13 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus iniciou nesta semana os serviços de infraestrutura na Rua Arapapa, comunidade Lago do Tarumã, zona Oeste. A via e casas da área foram afetadas com o rompimento da barragem do lago do Tarumã, há duas semanas. 

Os trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, se concentram na drenagem profunda do local, que receberá, também, serviços de recomposição de base, terraplanagem, pavimentação asfáltica e confecção de meio-fio e sarjeta. A obra deverá ser concluída em 45 dias.

O subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, explicou que incialmente será necessário fazer um desvio para passagem das águas. O lago há alguns anos, era um pequeno igarapé que foi represado pelos moradores com a construção da via.

“O impacto desta repressão só foi percebido agora, com o rompimento da barragem, que cedeu após um grande volume de chuva”.  

As equipes da Seminf seguem com os trabalhos de instalação de um desvio da água para em seguida iniciarem os serviços de recomposição de toda base atingida. Na próxima semana será iniciado também a drenagem profunda e, em seguida, virão os serviços de reconstrução da rua e construção de meio-fio e sarjeta.

O morador Jorge Nunes, que se mudou há quatro meses para a rua Ramiro Santos, no cruzamento com a rua Arapapa, conta que no dia do rompimento da barreira a situação na comunidade ficou complicada, pois várias casas ficaram alagadas.

“Era noite e chovia forte quando fomos surpreendidos com essa situação. Mas, graças a Deus as equipes da prefeitura chegaram para resolver os problemas”, destacou.

Destino do lago – De acordo com Peixoto, a Seminf, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), estuda o destino do lago. “A secretaria de Meio Ambiente apresentará um laudo para atestar se o lago deverá permanecer. Por se tratar de uma área de floresta, precisamos da anuência da pasta para realizar qualquer obra. Caso não seja permitido a permanência do lago vamos reunir com os moradores para apresentarmos e discutirmos qualquer mudança”, explicou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas