Compartilhe este texto

Cineteatro Guarany exibe documentário sobre igarapés de Manaus

Por Portal Do Holanda

25/04/2024 15h08 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação/ Igarapé do São Jorge

Manaus/AM - Neste sábado (27), às 18h30, o Cineclube Guarany, na avenida Sete de Setembro, anexo à Vila Ninita, no Centro de Manaus, apresenta o documentário “Veneza Amazônica”, do cineasta amazonense, Chagas Batista da Silveira, codinome “Sereno Silveira”. 

A programação faz parte do Cineclube de Arte que traz nesta semana o título “O Cinema de Sereno Silveira”. A exibição tem entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos. 

Segundo Sereno Silveira, o documentário “Veneza Amazônica” sustenta uma perspectiva de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, ao enveredar para o processo de mudança dos igarapés de Manaus, revelando personagens que vivenciaram a realidade do antes e depois. “Tem um entrevistado que lembra dos igarapés quando eram limpos e nunca imaginou de acontecer de ficarem com estão hoje, poluídos e sem vida”, disse o cineasta. 


“O principal objetivo do documentário é motivar a reflexão, principalmente de crianças e adolescentes, para quem tenha essa visão de preservar o que ainda resta”, destaca Silverio. 

O documentário tem duração de 20 minutos e se sustenta em uma coletânea de imagens de igarapés de Manaus, captadas desde 2012, ano da cheia histórica do Rio Negro, até o lançamento, em 2021. Entre os igarapés inseridos na produção, o cineasta cita o do Tarumã, Igarapé do 40, Alvorada, São Jorge, Glória, Compensa e Parque 10. 

“Eu já tinha um material filmado dos igarapés desde da cheia de 2012. Então, esse material bem amplo, complementei visitando outros locais. Uma produção que levou, em média, cinco meses”, recorda o cineasta.

Sobre o Cineasta 

Chagas Batista da Silveira, bacharel em Publicidade e Propaganda, atua no segmento de audiovisual de Manaus ao longo de 10 anos, período em que vem buscando especialização, participando de cursos e oficinas voltados para área de audiovisual, técnicas de filmagem, direção de fotografia, produção para documentários, edição de imagens, entre outros. A carreira inclui trabalhos como videoclipes, filmes de curta metragem e documentários, ora produzindo, criando roteiros ou simplesmente participando como colaborador.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural