"Ninguém vai meter no Brasil nessa primeira fase"

Por

11/06/2014 15h18 — em

Hoje é dia de abordarmos sobre futebol, fui além e encontrei uma pessoa que entende tudo a respeito das Copas do Mundo. Nosso bate papo será com um estatístico graduado pela Ufam, assessor do time local Fast Clube e da Federação Amazonense de Futebol. Ele é professor de Matemática na Escola Leonilla Marinho, sagitariano, tem 38 anos, vascaíno, rio-negrino e correspondente do site Futebol Interior. Faz críticas ao Felipão, elogia Orlandinho Rabelo e sobre o goleiro da seleção, Júlio César, dispara: “Na última Copa ele saiu queimado, mas o Felipe Melo teve sua parcela de culpa também”. Confira nosso bate papo com Lissandro Windson, torcedor pé no chão, o amante de peladas há quase 30 anos. Vai que é tua, Brasil!!

Ninguém vai meter no Brasil nessa primeira fase. Quem ganha a Copa das Confederações no ano seguinte não ganha a Copa do Mundo.

Texto: Vivi Cariolano
Fotos: Taiane Sales


 

3,2,1...entrevista com Lissandro Windson

Ponto.com.br

Kkkkkkkkk (esticaaaaado)

;pppppp

Essa paixão pelo futebol existe desde quando?

Desde quando me entendo por gente, ...vishh eu deveria ter uns 8, 9 anos. Ganhei um livro “Espanha 82”e nele consta tudo sobre futebol no mundo e até porque o nome se chama Copa. (Gente a voz dele é rouca total, acho que é de tanto torcer, parece o Pato Donald, e ainda é professor ..pena que não tenho como imitar, kkk).

Por que o nome é Copa?

Serei bem sucinto – vou tentar, o até então presidente da Fifa, Mercier Jules Rimet, tentou criar um torneio em parceria com os ingleses – aproveitando a euforia do Uruguai que havia sido bi-campeão (em 1928) só que eles não aceitaram. Ele fez uma reunião com a Fifa, convocou todos e deixou claro que já que os ingleses tinham a Copa da Inglaterra ele faria a Copa do Mundo, criada então a partir de 1930. (Eu resumi, tá gente! Pato rouco fala demais, kkk).

Então o cara é o Jules Rimet???

Esse é realmente o cara, baixinho, francês. Ele que dá o nome daquela taça.

Você tem qts anos?

19, 20, 21, 28, 32, 38....

Ahhaahaahha

Parei aí.

O que um estatístico faz da vida?

Trabalho com estatística desde 2004. O estatístico trabalha em cima de análises de dados, tabula os dados, tenta chegar ao máximo da verossimilhança possível. E no meu caso sempre enveredei para o futebol.

Tua especialidade é futebol?

Sim, desde a faculdade já fazia esse trabalho. Sou professor de matemática, física e estatística. Amo futebol.

Quais as chances do Brasil levar essa Copa?

Após 64 anos, eu espero que todas.

Kkkkkkkkk

Jogador brasileiro a gente não pode dar muita bandeira, não. Porque se não eles confundem liberdade com libertinagem, infelizmente, já dizia Manoel Bandeira.

A galera não está botando muita fé no Júlio César (goleiro), e aí?

Na última Copa ele saiu queimado, mas o Felipe Melo teve sua parcela de culpa, foi uma mea-culpa na virada da Holanda. Ele assimilou muito pra ele, daí ninguém esquece isso.

Os experts em futebol falam que não sabem como está o preparo físico dele, só jogou 08 vezes. Estatisticamente falando ele tem um pepino na mão?

Ele está no Toronto, eu já assisti alguns jogos, mas é um nível muito baixo. Mas acredito que para um goleiro – com essa zaga de dois melhores do mundo, acho que ele não vai se sair tão mal assim.

Temos Croácia, México e Camarões, nessa primeira fase, com qual deles o Brasil vai penar mais?

A seleção da Croácia - para mim, não é tudo isso, não. Acho que o México sempre dá uma apimentada na hora do pega-pra-capar, ainda mais tendo um atacante chamado Peralta. E pelo que vi dos Camarões – num amistoso contra a Alemanha, é uma equipe com poder de reação, eles são um adversário complicador.

Acha que Neymar vem com tudo?

Olha...., existe uma maldição que quem ganha a Copa das Confederações no ano seguinte não ganha a Copa do Mundo.

VIRE ESSA BOCA PRA LÁ!!!

Espero que esse ano o Brasil quebre isso. Neymar é um bom jogador, Fred quando é bem assessorado é bom também..., eu acredito que o Brasil se classifique bem. Mas a partir daí já não garanto muito, não...

Temos dois veteranos de Copa trabalhando juntos, Felipão e Parreira, acha que a experiência deles não pode ser favorável à nossa seleção?

Certo. O Parreira é o técnico que mais dirigiu seleções de Copa do Mundo, foram 06 no total, Felipão já dirigiu duas. Sim, mas os jogadores precisam querer. Acredito que quem resolve, dentro do campo, são os jogadores. A experiência deles é válida, sim. Mas se os jogadores ficarem no oba-oba ..não sei não, eimmm.

*o*

Mas eu acredito em nossa seleção até a Segunda Fase. Porque depois o negócio vai começar a pegar....que é quando começa a Copa do Mundo na verdade.

Digamos que o Brasil não vá bem com a Croácia, será um motivo para desespero?

Desestimula bastante, e se ele for ruim mesmo, teremos de torcer por um empate entre Camarões e México para não ficarmos tão longe assim, neh.

Hmmmm, começou a gelar tudo por aqui. Kkkkkkkk

Primeira rodada o Brasil precisa vencer nem que seja de meio a zero.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O time da Croácia é bom, tecnicamente falando é um time bonzinho, ,,mas acredito que o Brasil vença sim, se Deus quiser.

Você dorme e fica brincando com estatísticas o tempo inteiro, avaliando todas as possibilidades... (ele me interrompeu, kkk!!)

Gostei da colocação, “brincando”... eu vou aderir.

HAHAHAAHAH

rsrsrssrs

Digo brincar porque quem faz o que gosta “brinca e se diverte”, eu sou assim, kkkk

Certo, rsrsrsrss.

Alemanha, Argentina, França ou Itália, quem chega à final?

A Itália joga qualquer coisa parecida com futebol e sempre chega.

Kkkkkkkkkkkkk acabou com a Itália!!!!!!

Ela vai estrear perdendo ou empatando.

Ela está sempre na final, y-y

Se bem que na última Copa foi um fiasco, mas ela sempre chega. Mas veja, ela já tem 04 títulos mundiais, ela é a única que pode alcançar o Brasil.

E a França?

França e Inglaterra sempre correm por fora, ... (ele discorre sobre a situação dos técnicos e de alguns jogadores contundidos etc).

E a Alemanha?

É uma ótima seleção, mas joga como nunca e ganha como nunca, também.

Kkkkkkkkkkkkkkkkk você detona

Ela joga pra caramba, mas nunca chega, neh...

Tadinha, morre na praia.

Morre, mas assim, ela é boa. E os argentinos pra mim é a melhor seleção.

Nossa maior adversária seria a Argentina?

Ela não tem zaga. Mas, Vivi, o que vai contar muito a nosso favor é a torcida, pois ela pode ser a nossa maior adversária. Não vou dizer que não gostaria que vencêssemos de 4x0 porque seria muito oba-oba, mas um 2x1, 1x1 bem estilo Felipão até porque um time dele nunca passa disso mesmo...rs.

Felipão é tão ruim assim????????

As equipes dele são montadas com contra-ataque, Brasil ganhou da Espanha assim, e foi assim que ele conseguiu surpreender o franceses, o tic-tac virou tique tique.

Kkkkkkkkkkkkkk

Mas vamos lá.

Você já está com os ingressos em mãos??

Estou com o ingresso do primeiro jogo, sou membro do clube da Fifa, como todos que são realmente apaixonados por futebol, heheheehe.

Você sabe que a FIFA mudou os lugares de alguns ingressos, nehhh?

Rsrsrssrs, contanto que eu não esteja lá fora, tá bom demais.

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Sério, ela mudou tudo de lugar? Vivi??~!!!

Ela chega e bagunça tudo, confiada ne?

Vi uma situação domingo lá na Ponta Negra que... rsrssr

O que você viu????

Patrocinadores contrários brigando por lá, mas é aquela história, o terreno é da FIFA, rs.

(neste momento ele me fala orgulhoso do seu trabalho como correspondente do Futebol Interior, ele me disse que adora descobrir sobre times excepcionais dos municípios do país, ...).

Você respira futebol 24h por dia?

25 horas no horário de Verão.

Kkkkkkkkkkkkkk e qual é a dica para ser fera em futebol? Tem que ler o Espanha 82?

Você falou tudo, leitura. Ganhei esse livro do José Silvestre, ele inclusive é o criador da Ciranda. Eu comecei a ler, comecei, comecei, gostei ...e você lendo vai embora. Como você disse no inicio da entrevista, tem que gostar. Vai curtindo e vai brincando. Vai embora...

Você ganhou recentemente uma premiação do programa Rumo à Copa - da Rede Globo, como eles chegaram até você?

Eu fui indicado pela Rede Amazônica, fiquei em segundo lugar.

PQP e ainda é vascaíno feito eu, galera deve zoar muitooooooooo, AFFFFFFFFF.

Galera precisa entender que nosso Vasco é “visse” de nordestino, visse? De ver, rsrsrs.

Kkkkkkkkkkkkkkkk boa

Em 2006, na premiação da Record, quase cheguei aos finalmente também, fiquei em segundo. :pppp

Powhaaa kkkkkkkkk

Pois ehhhh, mas o importante é participar e ser indicado para essas premiações.

Você é uma enciclopédia das Copas e do futebol, dá um branco na hora é isso?

Ou você está com muita informação na cabeça ou não sabe a resposta. Inclusive agora, no Enciclopédia da Copa [Rede Globo], foram 12 indicados, cada um representando uma cidade-sede, 03 grupos divididos com 04 componentes. Teoricamente meu grupo foi o mais forte, dos quatro, dois foram finalistas: eu e o cara de Brasília – que na verdade é alagoano.

Como você se saiu?

Acertei todas as perguntas difíceis e errei a mais fácil ¬¬

AFFFFFFFFFF

Ah, mas trata-se de uma competição, infelizmente só um pode ganhar.

Quis se matar, mano?

Sim, ....rsrssr

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pow, eu errei o grupo do Los Hermanos, Argentina (meio que uma pegadinha!).

PQP

O cara acertou 18 e eu 17.

Qual foi a premiação?

Cada um recebeu a miniatura de seu estádio da Copa.

A final ficou com quais cidades?

Manaus, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Cara de Brasília acertou 03, eu acertei 02, São Paulo acertou 02 e o cara de Porto Alegre errou as 04 perguntas.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rsrsrss, em 2006 eu queria ganhar muito porque era um carro a premiação. (Ele conta a sucessão de atrasos que houve na sua viagem a São Paulo na ocasião, seu localizador de passagem estava pela metade, comentou sobre tudo que ocorreu e falou de Milton Neves que o testou para saber se ele era bom de futebol mesmo. Os cinegrafistas no estúdio caiam na graça, moral da história: foi super elogiado, perdeu de 24 acertos para 25 do concorrente. Se ele tivesse empatado o cara realmente teria conseguido através do tempo. Ou seja, esse caboco entende mesmo de futebol).

Ownmmmmm ; /

Vivi, para entrar nesses concursos sobre Copa, você precisa saber pouca coisa, coisinha básica... Tem que saber tudo a partir de 21 de maio de 1904, data de criação da Fifa em Paris até final da última Copa vigente, só isso, rs.

MINHA NOSSA, mais de um século de conhecimento?!?!??!!

Como é quase impossível lembrar de tudo a gente meio que esquece, requer muita leitura, mas é algo que faço naturalmente, absorvo tudo.

O que tua mulher fala?

Ela não fala, fica calada, rsssrs.

Não vai adiantar nada, neee kkkkkkkkkkkkkkkk

Rssrrsrssr

Você é rouco de tanto torcer ou sempre foi rouquinho?

Sou rouco mesmo, sou professor, como todo mortal um assalariado, ... a rouquidão já vem de muito tempo, ....rsrsrsrs

Kkkkkkkkkkkkkkk

A minha voz muda muito, acho que já não tenho mais calos, agora já são mondrongos.

Além de colecionar blusas de times locais, o que mais você coleciona desse universo do futebol?

Coleciono a Revista Placar desde 1986, fora as que eu joguei.

MEOJEZÓS

Agora só estou adquirindo as edições especiais U_U

Quantos prêmios você já ganhou nessa vida?

Um bocado, vish. Participo muito das enquetes dos canais de TV a Cabo, então, acaba que participo de vários grupos com intuito de ganhar prêmios. Já ganhei livros, camisas, ingressos...

Teu sonho seria trabalhar na Sport TV?

Ou então na ESPN, eu acho um pouquinho melhor. Já conheci o pessoal de lá, tive esse prazer, já ganhei uns kits de lá. Já trabalhei com Aderbal Lana, fiquei em Itacoatiara... já passei por alguns lugares.

Nunca pensou em ser técnico?

Nãooo, não, isso não é minha praia, não. Meu papel é falar mal deles, rsrsrss.

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

(Quando pergunto quais comentaristas de futebol tem a mesma ideologia que a dele, ele nos conta que sempre admirou o trabalho de Orlando Rabelo, explicou os motivos pelos quais tem essa admiração, e a nível nacional cita o Casagrande, Milton Neves, acha o Caio Ribeiro meio “blasé” e o Neto da Band bastante polêmico, mas também o admira).

Qual a tua mensagem para quem está contra a Copa no Brasil?

Agora não adianta mais, a Copa já está aqui. Hooligans, muchachos, hermanos,... Daqui a pouco tá chegando todo mundo, se prepara, o lance é viver esse momento. Claro que não tem legado, a palavra é outra, mas não sei se posso falar.

Claro que pode, diga logo!!!!!!

LESADO.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Legado não há, você há de convir comigo... Pode até melhorar algumas coisas, mas é aquela garibada que a gente já conhece, ..e vendo pelo lado do futebol vamos vivenciar isso aí e torcer para a nossa seleção. E a dica aqui é tomar muita água, pois é quente pra caramba, rsrsrs.

Kkkkkkkkkkkkkkk haja gelo, Brasil!!!!!!!!

Rsrsssrsr

A vuvuzela só está aguardando, ne?

Sim,..

Tens alguma tradição?

Colocar a vuvuzela na orelha de alguém e assoprar kjkjkkjjkjjk

De todas as blusas dos times locais, qual delas você daria um destaque na sua coleção?

A do Fast Clube, ...agradeço a oportunidade que Dissica me deu, posso falar o nome dele?

CLAAAAAAAAAARO, ORAS ;pppp

Ele me fez 03 perguntas no ar, me dando oportunidade no programa dele, e eu me saí muito bem, o agradeço porque se não fosse por ele nem estaria aqui hoje dando entrevista para essa sensacional repórter que é você.

Kkkkkkkkkkkkkkkk obrigada <3

Destaco a blusa do América que é aqui do meu bairro, Parque 10. Iranduba que tem um dos melhores times femininos do Brasil, tah...

OLHA QUE LEGAL \o/

E para quem vai conferir nossa entrevista e vai ver sua camisa, Vascão sempre, quase não tenho nada do Vasco aqui, (SQN), rssrrss. Indico o livro do seu Zamith sobre o futebol local, a garotada tem que ler, é muito interessante mesmo e principalmente para você aprender sobre a história de nosso futebol.

Agora eu quero os placares dos jogos, dê seu palpite, ok?

Okay.

Brasil x Croácia?

2x1 pro Brasil, o último gol vai ser do Hulk.

Brasil x México?

La Cucaracha? 3x0 para o Brasil, último gol do Fred.

Brasil x Camarões?

Aí o bicho peeeeeeeeeeeeega, 2x0 para o Brasil.

2x0??? Mano você é muito confiante, ninguém vai meter nenhum no Brasil???

Ninguém vai meter no Brasil, nem nesse jogo nem nos outros.

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Ninguém mete no Brasil na primeira fase, eu não deixo, eu não deixo.

Kkkkkkkkkkkkkkk vou morrer de rir aqui

Estarei com o pau da bandeira na mão, mas ninguém vai meter no Brasil.

Kkkkkkkkkkk ridículo, esse é torcedor kkkkkk

Pede a conta, rsrsrssr.

Deixe uma mensagem pra mim, sempre peço no final das entrevistas. : )))

Em 2006, a primeira pessoa que me deu uma moral legal foi você, no seu programa Fala aí. Ficamos um bom tempo no ar, eu, você, juntamente com Dudu Monteiro de Paula, ... lhe agradeço muito a oportunidade. Quero ser convidado novamente para o programa, já vi a chamadinha na Cultura, você está muito bem, quero voltar.

A pessoa se oferece kkkk, vamos convidá-lo novamente, afinal de contas você é o cara que entende de Copas do Mundo aqui em Manaus e é sempre muito divertido poder lhe entrevistar.

\o/ rsrsrsrs

Fizemos 10 anos de Fala Aí <3

Você me deu uma moral muito grande, lhe agradeço bastante. Continue vascaína. E uma dica, a nossa cruz se chama Pátea, não é de Malta, mas pode chamar assim porque já se popularizou mesmo. E por favor não mude nunca, parabéns pelo seu trabalho #tamojunto Muito obrigado, Vivi.

Eu que agradeço. Adoro futebol.

O Lissandro Windson tem um blog com o nome dele e está no facebook. E você, qual seu palpite para os jogos? Manda pra mim. Beijaummmmmm. Vlw ; **

Vivi

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected]

+